Hospital de Messejana comemora 10 anos do Programa de Controle do Tabagismo

7 de dezembro de 2012 - 15:04

Na próxima segunda-feira (10) às 8h30min, serão comemorados os 10 anos de atuação do Programa de Controle do Tabagismo do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM). No auditório principal da Instituição, a equipe do programa vai realizar testes para verificar o índice de monóxido de carbono no organismo de pacientes e servidores do Hospital. Ainda na programação, os participantes serão recepcionados pelo Papai Noel “Livre do Fumo” e a pneumologista Ana Margarida ministrará a palestra Uma história de Amor sem Fumo. “Parar de fumar é celebrar a vida minuto a minuto, por isso organizamos uma programação especial para celebrar a data”, revelou a coordenadora do Programa, Penha Uchoa.

 

O Programa de Controle do Tabagismo do HM iniciou as atividades em 2002, sendo o primeiro tratamento público com distribuição gratuita de medicação para aliviar os sintomas de abstinência. Durante os dez anos de atuação, a equipe do Programa atendeu cerca de 2.300 pacientes, oferecendo os melhores tratamentos disponíveis para curar a dependência da nicotina, com a atenção dos mais conceituados profissionais da área. O resultado foi a vitória de 1103 pacientes que conseguiram sucesso no tratamento. Do total de inscritos no programa, 1.526, 66%, foram mulheres, e 785, 34%, homens. A taxa de abstinência anual foi de 48%. “Este índice é considerado excelente, acima das médias estatísticas nacionais e mundiais”, revelou a coordenadora do Programa, Penha Uchoa.

 

Penha Uchoa ressaltou ainda que o trabalho transcendeu a questão assistencial e passou a englobar a área da educação. “Somos referência e recebemos outras instituições de saúde que buscam capacitação com o intuito de iniciarem programas como o nosso em suas unidades. Também recebemos em nosso ambulatório, residentes e estudantes de medicina da UFC e UECE”, explicou. A equipe do programa também participa da capacitação continua, oferecida pela Secretaria da Saúde do Estado. O Programa de Controle do Tabagismo do HM ainda atua com pesquisas clínicas locais e estudos multicêntricos, internacionais. Nas datas comemorativas de alerta a população, como os Dias Nacional e Mundial de Combate ao Tabagismo, realiza ações para conscientizar a sociedade sobre os prejuízos do tabagismo a saúde.

 

Programa de Controle do Tabagismo do HM

 

Uma vez inscrito no Programa, o paciente passa por uma triagem médica para coleta de informações pessoais relativas ao estado psicológico e quanto à motivação para deixar o cigarro. Exames importantes são realizados para avaliar a saúde do paciente e seu grau de dependência nicotínica. Após a avaliação inicial, o paciente passa a fazer parte do grupo de apoio, no qual é realizado o tratamento padrão, baseado na abordagem cognitivo-comportamental e terapia medicamentosa.

 

Serviço:

Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana

Mais informações:  85 3101-4062

 

07.12.2012

Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana

Stella Magalhães (85 3101.4092)