IPECE divulga PIB dos municípios cearenses de 2002/2010 nesta quinta-feira (20)

19 de dezembro de 2012 - 11:34

“A Evolução do PIB dos Municípios Cearenses no Período de 2002/2010” é título do IPECE/Informe nº 49 (dezembro de 2012), trabalho que vai ser divulgado nesta quinta-feira (20), às 10h horas, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) – Órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, em entrevista coletiva aos meios de comunicação, na sala de reunião do Instituto (Edifício SEPLAG, 2º Andar).

 

O estudo traz uma análise da evolução da economia cearense distribuída pelos 184 municípios do Estado, no período 2002-2010, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado e valor adicionado a preços básicos. Os resultados mostraram que, no Ceará, a economia ainda está concentrada nas regiões metropolitanas do Cariri e de Fortaleza, no período analisado.

 

O economista Adriano Sarquis, diretor de Estudos Econômicos do IPECE, ressalta a importância do trabalho como contribuição aos tomadores de decisão nas esferas municipal, estadual e da iniciativa privada, pois destaca a necessidade de ações que visem dinamizar as economias dos municípios, por meio do fortalecimento das potencialidades inerentes a cada um deles, com o objetivo de reduzir a dependência da administração pública.

 

O estudo do IPECE, coordenado por Maria Eloisa Bezerra da Rocha, contou com a participação de Ana Cristina Lima Maia Souza, Cleyber Nascimento,Klinger Aragão Magalhães e Margarida Nascimento. Após a entrevista coletiva, o trabalho vai estar disponível na página www.ipece.ce.gov.br.

 

19.12.2012

Assessoria de Imprensa do Ipece

Pádua Martins (padua.martins@ipece.ce.gov.br / 85 3101.3508)