Primeiras cirurgias são realizadas no Hospital Regional Norte

18 de março de 2013 - 23:00

O Hospital Regional Norte realizou na manhã desta segunda-feira, 18 de março, as primeiras cirurgias, conforme estava definido no cronograma de funcionamento do novo hospital, construído pelo governo do Estado em Sobral para atender a população de 1 milhão e 550 mil habitantes dos 55 municípios da macrorregião. Os dois primeiros pacientes operados são dos municípios, de Sobral e de Forquilha. De Sobral, uma paciente com 33 anos de idade foi submetida a uma cirurgia de hérnia. Já no morador de Forquilha, com 63 anos de vida, os médicos cirurgiões fizeram a retirada de um tumor na perna. Ambos, atendidos no hospital dia no HRN, estão bem. Ele já recebeu alta no início desta noite de segunda-feira e vai aguardar o resultado da biópsia em casa. Ela deve receber alta até o final da noite. No hospital dia do HRN podem ser feitas até 16 cirurgias por dia.

 

hrn1Os pacientes operados fizeram todo o pré-operatório no Hospital Regional, que inclui as consultas, exames laboratoriais e ainda os radiológicos no Centro de Imagem. Desde o dia 28 de fevereiro no Centro de Imagens são realizados agendamentos de exames, como raio-x, endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, cumprindo a data estabelecida no cronograma de funcionamento do HRN. No hospital dia há quatro salas cirúrgicas, mas em todo o hospital esse número aumenta para 17 salas. Em maio, no dia 20, o centro cirúrgico geral estará funcionando, a última etapa do cronograma.

 

Só especialistas em cirurgia geral, são 37 médicos. Em anestesiologia, foram aprovados 34 médicos na seleção pública realizada para contratação dos 1.641 profissionais de todo o hospital. No total, são 347 médicos  especialistas em 18 áreas: além de cirurgia geral, neurologia, traumatologia, clínica médica, mastologia, cardiologia, ginecologia, obstetrícia, urologia,  cirurgia plástica, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia,  hematologia, nefrologia, radiologia, infectologia,psiquiatria. Há ainda odontologia para cirurgia buco-maxilo-facial, já que uma das principais referências do HRN, é assistência em traumas, fisioterapeuta, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia e serviço social.

hrn2

O HRN tem ao todo 382 leitos. São 199 leitos de internação em enfermaria. As internações, conforme cronograma de funcionamento, começarão dia 30 do próximo mês.

 

18.03.2013

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara
Facebook: www.facebook.com/saudeceara