MDA: Cid Gomes apresenta proposta de desapropriação

24 de abril de 2013 - 23:17

O governador Cid Gomes e o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, se reuniram nesta quarta-feira (24), em Brasília, com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrário, Carlos Guedes. Na pauta da reunião, estava a desapropriação de terras produtivas para interesse social, atendendo às demandas do MST e Fetraece, apresentadas em audiência entre as duas entidades e o Estado.

 

O Governador apresentou áreas que podem ser desapropriadas que correspondem a um total de 135 mil hectares. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através do Instituto de Desenvolvimento Agrário do ceará (Idace), em parceria com o MST e a Fetraece farão o estudo dos valores de cada área, do potencial econômico e produtivo e do número de famílias que poderão ser beneficiadas.

 

Será assinado convênio entre o Estado, através da SDA e Idace, e o Governo Federal, através do MDA e Incra para a desapropriação dessas terras. O governador Cid Gomes informou que o Estado pode dar contrapartida de 15% das despesas de desapropriação, ficando o restante sob responsabilidade do Governo Federal. 

 

24.04.2013

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil – 85 3466.4898

comunicacao@casacivil.ce.gov.br