Governo do Estado inaugura 883 cisternas de placas em Barreiras

13 de maio de 2013

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), inaugura nesta terça-feira (14), 883 novas cisternas de placas construídas no município de Barreira, na Região do Maciço de Baturité. A solenidade será às 8 horas, na Comunidade Lagoa Nova.

 

As obras fazem parte do convênio entre o Estrado, através da SDA, e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que garantiu a construção de 49 mil cisternas de placas no Ceará. Em Barreira, as obras foram executadas pela Organização Barreira Amigos Solidários (Obas) em convênio com a SDA. O investimento nestas obras foi de aproximadamente R$ 1,766 milhão.

 

Segundo Neyara Lage, coordenadora estadual do Programa de Cisternas, destacou que do convênio entre o MDS e a SDA para a construção de 49 mil cisternas, já estão concluídas 48.105 cisternas em 105 municípios. Neste convênio, o investimento total é de R$ 85 milhões, sendo a metade do valor com recursos da SDA.

 

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destaca a importância desses equipamentos para garantir a convivência com o semiárido. “O Programa de Cisternas do Ceará é reconhecido pelo MDS como um dos mais eficientes do Brasil e nós estamos em negociação para ampliar esses investimentos”. Segundo o secretário, já estão em andamento no Ceará mais de 33 mil cisternas de placa, em parceria com o MDS. “Apresentamos à ministra Tereza Campello a proposta para construir mais 49.233 cisternas de placas e 8.730 cisternas de produção, agora em municípios fora do semiárido, o que vai contribuir para que alcancemos a meta da universalização do abastecimento d’água até o final de 2014.”

 

Serviço:

Solenidade de inauguração de 883 cisternas de placas

Dia 14 de maio, às 8 horas, na Comunidade Lagoa Nova, Barreira/CE

 

13.05.2013

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho / Amanda Sobreira (lucio.filho@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA