Cid Gomes participa da sessão em homenagem aos 40 anos da Unifor

20 de maio de 2013

O governador Cid Gomes participou nesta segunda-feira (20) no Senado Federal, em Brasília, da sessão especial em homenagem aos 40 anos da Universidade de Fortaleza (Unifor). Ao lado de Yolanda Queiroz, presidente do Grupo Edson Queiroz, e do chanceler Airton Queiroz, presidente da Fundação Edson Queiroz, o Governador destacou a importância da Universidade para o desenvolvimento do conhecimento no Estado. “São 40 anos de bons serviços prestados à cultura, à educação no Estado do Ceará. É a maior universidade pública do Nordeste e tem participado no desenvolvimento do Estado”, ressaltou Cid Gomes.

 

Também em Brasília, o Governador manteve audiência com o ministro da Defesa, Celso Amorim. Na pauta da reunião, estava o impasse que permanece em Fortaleza em relação ao cone de aproximação do aeroporto Pinto Martins. “A Prefeitura, no passado, concedeu licenças para a construção de edificações, prédios, numa área que seria considerada de aproximação do aeroporto. Isso aconteceu em várias cidades do Brasil. O Ministério Público ingressou com ações e hoje existe em uma situação onde boa parte desses edifícios tiveram licença para construção, mas não podem mais ter licença ou alvará de funcionamento. Isso está causando prejuízos para muita gente. Nós tivemos a informação que em Porto Alegre foi feito um termo de ajuste de conduta (TAC), em que o que já foi emitida licença seria liberado, com o compromisso de que não fosse concedida mais nenhuma licença nessa área de aproximação, de entorno”, explicou o Governador. Também participaram dessa audiência o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e o presidente da Assembleia Legislativa. José Albuquerque.

 

Cid Unifor3Unifor

 

A Universidade de Fortaleza foi inaugurada em1973 pelo empresário Edson Queiroz. Até hoje, mais de 70 mil pessoas foram graduadas e mais de 7 mil pós-graduadas. Dos 1.270 alunos iniciais, cerca de 25 mil compõem a população atual do corpo discente em seus 29 cursos de graduação e nove de graduação tecnológica executiva.

 

A Universidade está instalada em um campus de 720 mil metros quadrados, onde se encontra uma megaestrutura com cerca de 300 salas de aula e mais de 230 laboratórios especializados. O campus também é composto por auditórios, salas de vídeo, biblioteca, centro de convivência, núcleo de atenção médica, clínica odontológica, parque desportivo, teatro, espaço cultural, escritório para a prática jurídica, empresas juniores, TV universitária, escola de ensino infantil e fundamental e diversos outros núcleos de prática acadêmica e pesquisa.

Cid Unifor2

 

O corpo docente é composto de 1.200 professores, com mais de 80% de mestres e doutores, é responsável pela supervisão de centenas de projetos de pesquisa no domínio científico, tecnológico, artístico e cultural.

 

Cid Unifor5

 

 

20.05.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)