Dragão do Mar sedia Oficina de Implementação do Sistema Nacional de Cultura

21 de maio de 2013

Com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de Ceará, a Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do Ministério da Cultura e a Representação Regional Nordeste (RRNE / MinC) realizam de de 22 a 24 de maio, a Oficina de Implementação do Sistema Nacional de Cultura. O encontro acontece às 9 horas, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.  O evento objetiva dinamizar a participação das esferas municipais, estaduais e federal na construção de políticas culturais e repasse de recursos para o setor.

Podem participar gestores responsáveis pela execução dos Planos de Trabalho, do Estado e de Municípios que celebraram Acordos de Cooperação Federativa (ACF), além de servidores, conselheiros de cultura e representantes de Pontos de Cultura. A capacitação terá carga horária total de 24h e será composta por palestras e debates com mediação e a utilização de exercícios práticos sobre planejamento de atividades para a construção de sistemas de cultura. Ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas, contemplando municípios do interior e da região metropolitana de Fortaleza. Em contrapartida ao oferecimento da oficina pelo Ministério da Cultura, os participantes deverão arcar com as despesas decorrentes do translado e alimentação no período da oficina.

A Emenda Constitucional N° 71, que instituiu o Sistema Nacional de Cultura (SNC), foi promulgada pelo Congresso Nacional em 29 de novembro de 2012. A iniciativa descentraliza a distribuição de recursos na área, por meio da integração entre as esferas federal, estadual e municipal. A participação da sociedade civil é garantida na forma de conselhos e conferências, compostos por representantes dos vários segmentos artísticos, que contribuirão com a continuidade das políticas públicas desenvolvidas. O SNC tem o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros o pleno exercício de seus direitos culturais, e visa a atender, de forma mais eficiente, às demandas e potencialidades de cada região.

Serviço:

Oficina de Implementação do Sistema Nacional de Cultura

Período: dias 22, 23 e 24 de maio

Horário: A partir das 9 horas

Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema – Fortaleza, CE

Informações: (81) 3117.8430 – Representação Regional Nordeste do MinC ou (61) 2024.2332, (61) 2024.2287, (61 ) 2024.2330, (61)2024.2328 – Secretaria de Articulação Institucional – Coordenação de Institucionalização e Monitoramento do Sistema Nacional de Cultura.

21.05.2013

Assessoria de Imprensa do CDMAC

Luciana Vasconcelos ((imprensa@dragaodomar.org.br / 85 3488.8625)