I Feira de Cultura Digital acontece no Grande Bom Jardim neste sábado (25)

24 de maio de 2013

Com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio do edital Ponto de Cultura, acontece no próximo sábado (25) a I Feira de Cultura Digital no Grande Bom Jardim. O evento visa promover a discussão das tendências da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no mercado de trabalho a partir do intercâmbio entre profissionais da área, universidades, institutos, escolas, centros socioculturais e a comunidade. A partir das 14h, o CCBJ sedia uma série de palestras com profissionais com expertise em TIC e apresenta o show da banda Radix.

 

O Projeto Bom Jardim Conectado foi criado a partir do trabalho de conclusão do curso de Pós-graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Ceará – UFC – por um morador do bairro, o que originou o site Bom Jardim Conectado, através do qual são promovidas ações culturais, artísticas e tecnológicas, discutidas atualizações técnico-científicas e divulgadas atividades, notícias e pesquisas locais sobre o tema.

 

Segundo Jota Ferreira, Gerente de Infraestrutura do CCBJ, a importância do evento dá-se pela proposta de utilização da arte e da cultura digital como instrumento de transformação social: “Com essas feiras, despertamos um olhar para novas possibilidades e conseguimos abrir as portas dessas instituições parceiras para a geração de emprego e renda a esses jovens em situação de vulnerabilidade.” A iniciativa é do Projeto Bom Jardim Conectado, uma realização do Conselho Comunitário dos Moradores do Parque Santa Cecília – CCMPSC.

 

Programação

“Inponto – Guia de Transportes Públicos”
Felipe de Araújo – Co-criador do projeto Inponto. Estudante de Análise de Sistemas. Dedicado à
inovação e projetos tecnológicos e seus impactos sociais.

“A Invenção de um lugar: o Grande Bom Jardim através das novas mídias e redes sociais”.

Caio Feitosa – Mestrando em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Graduado em Ciências Sociais pela UFC. Atua como associado-militante em ações de formação, pesquisa-ação e intervenções políticas relacionadas à defesa e à promoção dos Direitos Humanos no Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza.

“Departamento de Computação UFC: excelência em Ensino, Pesquisa e Inovação”

Dr. José Maria Monteiro – Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). EM 2008, concluiu o Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, é professor adjunto da UFC e ocupa o cargo de Chefe do Departamento de Computação (DC), onde ministra disciplinas relacionadas a Banco de Dados nos curso de graduação, mestrado e doutorado.

“Comunicação Popular no Oceano Digital: Navegar é Preciso?”

Zoraia Nunes – Graduada em Comunicação Social e Mestre em Comunicação Social pela UFC. Pesquisadora de comunicação popular comunitária e as novas formas de protesto e atuação dos movimentos sociais populares.

“Tecnologia da Informação – Uma Ferramenta de Comércio”

Nelson Costa – Técnico em Telecomunicação, graduado em Telemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará e especialista em Tecnologia da Informação, com ênfase em Desenvolvimento de Software para a Web pela UFC. Gestor de TI na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP – e Sócio-diretor na Idea Consultoria e Soluções em TI.

“Inclusão Digital”

Vicente Blum – Graduado em Pedagogia. Ex-coordenador de Inclusão Sociodigital da PMF. Diretor Administrativo e Financeiro do ITIC-Digital – Instituto de Tecnologia, Inovação e Cultura Digital. Professor de cursos de ensino profissionalizante em Informática.

Show com banda Radix

Radix significa em português raiz, fonte, origem. Criada em 2002, a banda de hardcore alternativo participou de festivais como o II Pró-Cultura, Suffoko Musical, II Festival das Juventudes, Movimento Livre, The Night of Rock (MIRC) e Bomja Rocks. Em 2013, o grupo lançou o CD A Grande Volta, nome que faz alusão à superação dos problemas enfrentados pelo grupo. A Radiz é vinculada ao Selo Panela Disco e ao Projeto MIRC.

 

Serviço:
I Feira de Cultura Digital
Data: 25 de maio
Local: Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ
Horário: 14h às 19h Entrada gratuita

Mais informações
http://www.bjconectado.com.br/
http://www.facebook.com/bjconectado?ref=hl

 

24.05.2013

 

Assessoria de Imprensa da Secult
Sonara Capaverde – 85 3101.6759
sonaracapaverde@gmail.com