Barragem Figueiredo, no Vale do Jaguaribe, beneficiará 500 mil pessoas

14 de junho de 2013 - 20:49

A universalização da água no Ceará ficou ainda mais perto de se concretizar nesta sexta-feira (14), após a inauguração da barragem Figueiredo no Vale do Jaguaribe. Cerca de 500 mil pessoas podem ser beneficiadas pela nova estrutura. “Esse era o último grande afluente do Jaguaribe que não tinha barragem, o que garante que nenhuma família no Estado sofra mais com enchentes. A capacidade é de 520 milhões de m³, o que significa até 8 mil hectares de terras irrigadas”, afirmou o governador Cid Gomes na solenidade. Na ocasião, também foi lançado o edital da barragem Fronteiras, a ser construída em Crateús. Com capacidade para 488 milhões de m³, é a primeira a represar o curso do rio Poti. A obra, destinada ao abastecimento de água, deverá beneficiar uma população de 80 mil pessoas no município e a irrigação de 6 mil hectares.

 

Para o ministro da Infraestrutura, Fernando Bezerra, é necessário multiplicar empreendimentos como esse para garantir a segurança hídrica no Estado. “O Nordeste pode e já cresce mais que o Brasil e o Ceará é um exemplo do que pode ser feito na gestão de recursos hídricos”, garantiu. Segundo ele, 106 novos sistemas de abastecimento d’água serão construídos só neste mês.

 

A obra possibilitará ainda a produção de 2,9 mil toneladas de pescado por ano e o aproveitamento hidrelétrico de 1,18 Mw. Além de beneficiar os municípios de Aracati, Itaiçaba, Jaguaruana, Russas, Quixeré, Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, uma adutora que será em breve construída vai garantir água potável em Potiretama. Na obra, também foram construídas 120 casas para a população da região. O Governador também garantiu que se reunirá com o Ministro e visitar as casas ao redor da barragem. “Vou garantir que toda casa dos quatro assentamentos tenha infraestrutura, água e energia”, concluiu.

 

Estiveram presentes na solenidade os senadores Inácio Arruda e José Pimentel; o presidente do DNOCS, Emerson Fernandes; os secretários do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins; da Fazenda, Mauro Filho; e da Casa Civil, Arialdo Pinho; o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; os deputados estaduais Lula Morais, Dedé Teixeira, Delegado Cavalcante, Nenen Coelho e demais prefeitos e autoridades da região.

 

14.06.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898