Castelão: Brasil x México teve uma das maiores audiências da Copa das Confederações

24 de junho de 2013 - 20:23

Além do bom futebol do craque Neymar e a garantia da classificação da seleção brasileira para a semifinal da Copa das Confederações, a vitória por 2 a 0 sobre o México trouxe outra ótima notícia para o nosso país. É que Fortaleza foi vista pela TV por mais de 40 milhões de pessoas.

 

O chefe de mídia da FIFA, Pekka Odriozola, informou que esse marco representou uma das maiores audiências internacionais da história da competição. O número considera apenas espectadores nos principais mercados de publicidade televisiva do mundo: Japão, Espanha, Alemanha, Grã-Bretanha e Estados Unidos. Segundo o próprio Odriozola, um Grande Prêmio de Fórmula 1 tem cerca de 30 milhões de espectadores nesses mesmos mercados.

 

“Isso quer dizer que, no mínimo, 40 milhões de pessoas desses países receberam um conjunto de informações mínima sobre a cidade de Fortaleza”, destaca o presidente da Embratur, Flávio Dino. A importância dessa exposição pode ser comprovada por pesquisa realizada pela Embratur com turistas estrangeiros que estavam na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Apenas 2% deles sabiam citar Fortaleza como uma cidade brasileira.

 

“O dado mostra que Fortaleza tem um imenso potencial com o qual os megaeventos vão contribuir fortemente com essa megaexposição”, afirma Dino. Mesmo com um nível de conhecimento que tem muito a crescer no exterior, a capital cearense já ocupa importantes posições no turismo brasileiro. É a 11ª cidade que mais recebe turistas estrangeiros a lazer e vem crescendo também na área de eventos e negócios. No ano passado, pela primeira vez, entrou na lista das 10 cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais.

 

“Com os investimentos feitos na construção do Centro de Eventos do Ceará (CEC), entre outras estruturas, além da megaexposição que a Copa das Confederações e Copa do Mundo proporcionarão, Fortaleza ainda crescerá muito como um destino de turismo internacional”, afirma Dino.

 

Fortaleza preparada

 

Para receber bem os turistas nacionais e internacionais, a capital cearense instalou oito CATs (Centro de Atendimento ao Turista), que são chamados de “Casa do Turista”, disponibilizando 35 mil guias em português, inglês e espanhol. Ao todo, Fortaleza conta com 900 voluntários espalhados por todas as zonas de maior concentração da cidade.

 

Dino elogiou os preparativos de Fortaleza para receber os turistas estrangeiros durante a Copa das Confederações 2013. “A cidade está dando todo suporte necessário para que o visitante nacional e internacional seja bem recebido e conheça os atrativos turísticos da cidade e de destinos próximos, como Jericoacara ou a Rota das Emoções, que inclui Piauí e Maranhão”, disse.

 

24.06.2013

 

Assessoria de Comunicação da Secopa com informações da Embratur
Sabrina Lima e Ana Martins ( imprensa@secopa.ce.gov.br / 85 3264.5359)