UVA executa projetos do PET-Saúde em Sobral

3 de julho de 2013

Foram aprovados quatro projetos da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), encaminhados através do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET-Saúde/Redes de Atenção, tendo na coordenação a professora Eliany Nazaré Oliveira, do curso de Enfermagem. A portaria que homologa o resultado foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 24 de junho. A UVA já executa, com a Secretaria da Saúde de Sobral, o Pró-Saúde/PET- Saúde e o PET-Vigilância à Saúde.

 

Os projetos aprovados no PET Saúde/Redes de Atenção, para o período 2013-2015, são os seguintes: Rede de cuidados à pessoa com deficiência; Rede Cegonha; Rede de atenção às urgências e emergências; Rede de atenção psicossocial: priorizando o enfrentamento ao álcool, crack e outras drogas. Cada grupo aprovado terá um professor tutor, seis preceptores (profissionais da rede de saúde) e doze estudantes bolsistas.

 

Durante dois anos, no período de agosto de 2013 a julho de 2015, os grupos trabalharão com pesquisa e intervenção na comunidade, promovendo a articulação com os cursos da saúde da UVA (Enfermagem e Educação Física) e os serviços de saúde do município de Sobral.

 

A bolsa dos estudantes, no valor de R$ 400,00, terá duração de um ano, prorrogável por mais um ano, possibilitando a seleção e inclusão de novos estudantes ao longo da execução dos projetos. A bolsa dos preceptores e tutores, no valor de R$ 1.045,89, será de dois anos.
Podem participar como bolsistas estudantes dos cursos da área da saúde na UVA. O edital de seleção será lançado no mês de julho de 2013.

 

Parceria

O PET-Saúde é resultado de parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação, tendo como objetivo promover mudanças nos projetos pedagógicos dos cursos das Instituições de Ensino Superior, adequando-os à realidade dos serviços de saúde de cada município e região. Em Sobral, o CCS/UVA executa, juntamente com a Secretaria de Saúde do Município, o Pró-Saúde/PET-Saúde (2012-2014), o PET-Vigilância à Saúde (2013-2015) e o PET-Saúde/Redes de Atenção (2013-2015).         

 

No Programa estão envolvidos 108 estudantes bolsistas; 48 profissionais vinculados ao sistema de saúde de Sobral e 10 tutores, professores da UVA, além de quatro docentes que coordenam os respectivos projetos: professoras Maristela Osawa, Cibelly Freitas, Socorro Carneiro e Eliany Nazaré.

 

03.07.2013

 

Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Francisco Edilson da Silva (88-3677-4271 | www.comunicacao@uvanet.br)