Detran utiliza teatro para interagir com o público em campanha educativa

5 de julho de 2013 - 19:25

A campanha de educação de trânsito que o Detran realizará até  dezembro próximo contará com apresentação de peças e esquetes de teatro, cuja estreia aconteceu na manhã desta sexta-feira (dia 5), no auditório do Detran. Dirigido pelo ator e teatrólogo Hiroldo Serra,  da Comédia Cearense, a representação tem a duração de 35 minutos e  conta com cenário móvel e atuação de quatro atores, que abordam, de forma lúdica e cômica, situações vivenciadas cotidianamente no trânsito das cidades: passagem de pedestres pela faixa, uso do cinto de segurança, respeitar o assento preferencial nos ônibus para idosos, gestantes  e pessoas com necessidades especiais, limite de velocidade, etc.. As crianças da Escola de Educação de Trânsito do Detran assistiram e interagiram com os atores.

 

Neste sábado (dia 6), a mesma peça será apresentada na Avenida  Beira-Mar, a partir das 18h30min, nas proximidades do Hotel Seara, destinada ao público de todas as idades. A campanha educativa a ser desenvolvida até o final deste ano, com a utilização do teatro como  ferramenta de mudança de comportamento das pessoas no trânsito, terá uma extensa programação. Vai acontecer em praças e escolas públicas da Capital e Interior, além de apresentações nos cruzamentos de avenidas e ruas de Fortaleza, aproveitando o tempo do sinal fechado.

 

Hiroldo Serra explicou que a sua experiência de 26 anos de teatro comprova a eficácia da representação teatral para simbolizar a vida real, em que o público interage e guarda na sua memória momentos marcantes das peças e esquetes. O texto original da peça sobre trânsito é do roteirista César Borges, enquanto a direção é de Hiroldo Serra e conta com os atores Larissa Góis, Fernando Moura, Luís Carlos Pedrosa e Niiw Teixeira. A letra e a melodia da trilha sonora são de autoria da doutora em Literatura Infantil, Elvira Drumont.

 

05.07.2013

Assessoria de Imprensa do Detran
Paulo Ernesto Serpa – paulo.ernesto@detran.ce.gov.br
(85)3101.5813, 3101.5819 e 8739.4259