Cearenses brilham no Sul-americano de Kung Fu em Buenos Aires

11 de julho de 2013 - 14:07

O Kung Fu cearense está em festa! Essa é a sensação vivida pelos praticantes da modalidade com o excelente resultado conquistado pelas atletas Maristela Alves e Josineide Julião no Campeonato Sul-americano e Internacional de kung fu FU WU SHU, em Buenos Aires-ARG, no último fim de semana. Maristela competiu na categoria Adulto, 56kg – modalidade Sanda (combate) e foi a grande campeã, garantindo assim a vaga para o Campeonato Internacional que acontece no final do mês de julho, em Cuiabá. Josineide, no Taulu Tradicional, conquistou dois ouros (arma longa e arma dupla) e um bronze em mãos livres e também a vaga no Mundial de 2014, na China.

 

Maristela, que atualmente é a 3º do ranking brasileiro, ainda não acredita em seu feito.”Não tenho palavras para descrever a sensação de ter conquistado o objetivo de sete anos trabalhando por essa vaga. Foram 7 anos tentando desbancar a favorita e dessa vez eu não poderia deixar passar a oportunidade. Agora é continuar treinando forte e trazer um ótimo resultado no Mundial”, declarou a campeã, que foi vitoriosa logo em sua primeira vez em uma competição internacional.

 

Outra que fez bonito foi Josineide que garante que o foco agora é o Mundial de 2014, na China. “O objetivo agora é continuar treinando forte pra minha próxima competição é o Brasileiro e para o Mundial na China”, disse a atleta que lidera o ranking nacional da sua categoria. As duas atletas são beneficiadas com o Programa Bolsa Atleta de Alto Rendimento e também obtiveram o apoio da Sesporte com as passagens aéreas.

 

Judoca cearense na Inglaterra

 

A judoca Erika Hellen (18), bolsista do Programa Bolsa Atleta da Secretaria do Esporte, foi convocada na última semana para representar o Brasil nos Jogos Escolares do Reino Unido, UKSG 2013. A competição acontecerá no mês setembro na cidade de SHEFFIELD – Reino Unido e contará com a presença de atletas de todo o mundo. Antes disso, a atleta embarca para a Argentina onde disputará o Sul-americano Sub-21.

 

A atleta começou há lutar a 8 anos e até hoje treina todos os dias no núcleo do Projeto Mão Amiga do conjunto Alvorada, no bairro da Sapiranga, sob a coordenação do Sensei Cássio Januário que foi o grande tutor de Erika desde que ela tinha 10 anos de idade.

 

Desde então, a cearense se destaca pela força física e técnica, bastante superior a atletas de sua categoria. Erika hoje faz parte da Seleção Brasileira Sub-21 e está em 2º lugar no ranking Nacional. A atleta também conta com o apoio da Sesporte com passagens aéreas para disputar competições no Brasil e no exterior.

 

Projeto Mão Amiga

 

Em parceria com entidades particulares, o Projeto busca oferecer a prática de modalidades esportivas diferenciadas como uma forma de inclusão social a crianças e adolescentes de 7 a 18 anos. Atualmente, o “Mão Amiga” da Sesporte está implantado em 28 núcleos, sendo 11 em Fortaleza e 17 no interior do Estado atendendo cerca de 1,5 mil jovens atletas.

 

11.07.2013

Assessoria de Comunicação da Sesporte

Manuella Viana / Isaac Araújo (imprensa@esporte.ce.gov.br / 85 3101.4415)