Turismo religioso do Ceará vai ser divulgado na JMJ 2013

22 de julho de 2013

O Ceará vai apresentar os destinos de turismo religioso em uma exposição interativa durante o FÉstival – Festival Internacional do Turismo Religioso, que acontece até o dia 26 de julho, no RioCentro, no Rio de Janeiro, durante a  realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013) no Brasil (23 a 28 de julho no Rio de Janeiro), que conta com a presença do Papa Francisco. A divulgação dos destinos de turismo religioso cearenses é uma ação do Governo do Estado por meio da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur CE).

 

Destinos como Canindé, Barbalha, Juazeiro do Norte, Quixadá e São Benedito serão expostos em estande interativo de 100 m², dotado de painéis informativos com a tecnologia touch screen. O espaço vai ser montado a partir de uma parceria entre a Setur CE e o Ministério do Turismo (MTur).

 

A feira promove destinos de peregrinação de todo o mundo. Lá, vão estar expostos santuários, rotas religiosas, municípios com destinos cristãos, destinos internacionais católicos, festas religiosas, agências de viagens e empresas de suporte ao turismo especializadas. No espaço montado para a feira, no Rio Centro, chamado Cidade da Fé, vão ocorrer outros eventos religiosos simultaneamente: a ExpoCatólica, a Bote Fé Brasil, e a Expo Vocacional.

 

Caminho de Assis em destaque

 

Também será contemplado na feira o Caminho de Assis, um projeto idealizado pela Setur que visa dar apoio aos romeiros que percorrem 136,46 quilômetros em direção à Basílica de São Francisco de Assis, em Canindé, durante as festividades em homenagem ao santo.
O roteiro foi idealizado com o objetivo de dar aos peregrinos uma boa acolhida e segurança. As estações são dotadas de dormitório, refeitório, banheiros e cozinha, entre outros equipamentos.

 

As cinco estações do roteiro – Lagoa Grande, Massapê, Lagoa do Juvenal, Inhuporanga e Caridade – são espaços que representam, simbolicamente, a vida do Santo e propícios ao recolhimento espiritual. Possuem áreas para reflexão, materializando cada passagem.

 

Saiba mais sobre turismo religioso no Ceará

 

O objetivo destas ações é atrair mais visitantes para os roteiros de fé do Ceará, que tem sua cultura fortemente marcada pela religiosidade e abriga algumas das maiores festas religiosas, procissões e romarias do Brasil.

 

O Estado tem 78,84% da população declarada católica, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o segundo maior percentual do Brasil, atrás apenas do Piauí, com 85,06%.

 

São Francisco de Assis (Canindé), São José (Fortaleza), Nossa Senhora Rainha do Sertão (Quixadá), das Dores e das Candeias (Juazeiro do Norte), de Fátima (São Benedito e Fortaleza), e de Santo Antônio (Barbalha), são apenas algumas das festividades mais conhecidas.
Além dessas, há o culto ao Padre Cícero, no Cariri. Anualmente, cerca de dois milhões de peregrinos se dirigem às cidades da região – Juazeiro e Barbalha, principalmente – durante as romarias.

 

Para o secretário do Turismo, Bismarck Maia, o turismo religioso não apenas tem uma relação estreita com a cultura cearense, como também, é um elemento gerador de desenvolvimento, sobretudo no interior. ” Mais que apoiar os devotos, como fazemos com o Caminho de Assis, precisamos aproveitar as comemorações para melhorar a vida nas comunidades, incentivando e fortalecendo o artesanato e a gastronomia produzidos pela própria população, além de fazer com que essas comunidades possam gerar mais emprego e renda”.

 

22.07.2013

Assessoria de Comunicação da Setur
Carmen Inês – +55 85 9947.7234/3101.4661