Escola de Saúde Pública comemora de 20 anos nesta quarta-feira (24)

23 de julho de 2013 - 11:57

A Escola de Saúde Pública (ESP/CE) preparou uma programação especial para comemorar os 20 anos de atuação. O início da solenidade está marcado para às 8h30min, desta quarta-feira (24), na Praça da Escola, com hasteamento das bandeiras nacional e estadual, e a palavra da superintendente, Ivana Barreto.

Os primeiros sonhos para a criação da ESP/CE surgiram, em 1992, com a formatação do Regulamento da Escola Técnica, embrião da Escola. Neste ano, foi constituído “O Grupo dos Onze”, formado por técnicos da SESA e educadores da UFC, que teve como missão discutir a implantação da ESP/CE. Proporcionar maior acesso à formação, à capacitação e ao desenvolvimento das habilidades e competências dos profissionais de saúde a fim de atender às novas exigências e necessidades do SUS, era o pensamento norteador do projeto inovador e ousado de criação da ESP/CE.

Formar gestores, planejadores, avaliadores e técnicos especializados nas áreas da saúde foi, então,
imperativo para caminhar a passos largos com o processo de consolidação do SUS no Ceará. Nessa perspectiva, em 22 de julho de 1993, o então governador Ciro Gomes, sancionou a lei Nº 12.140, de criação da instituição, configurando-se como um ato de visão, tornando real o sonho construído por todos.

Dessa forma, o Ceará ganhou uma Escola, reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará, voltada para a educação continuada dos profissionais da saúde, com capacidade estrutural e técnica para a realização de cursos de atualização, capacitação , formação e aperfeiçoamento de  recursos humanos para o SUS e, também, para a pesquisa e produção de conhecimentos científicos na área da saúde pública.

Ao comemorar 20 anos, a ESP/CE apresenta o cenário de um centro de excelência na disseminação do conhecimento. Ao longo de sua trajetória, construiu mecanismos para um novo espaço na educação, na gestão, na atenção à saúde e na cultura cearense. Enfrentou momentos de desafios, obstáculos e adversidades, mas sobreviveu, desenvolvendo e lutando pelo seu processo continuado de desenvolvimento sustentável, por construir sua história embasada em valores que funcionam como pilares d e transparência , confiança, responsabilidade e compromisso individual, inovação e dedicação de seus recursos humanos. Enfim, tem  cumprido com sua nobre missão de habilitar trabalhadores para as crescentes demandas do SUS.

23.07.2013

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Marcos Saudade e Amanda Peixoto.
Website: www.esp.ce.gov.br Twitter: twitter.com/espce Fone/Fax: (85) 3101.1412.