8 mil jovens cearenses são beneficiados pelo ProJovem Urbano

2 de setembro de 2013 - 18:27

Jovens de 39 municípios cearenses contam a partir desta segunda-feira (02) com mais uma ferramenta de apoio a sua formação educacional e qualificação para o mercado de trabalho. O governador Cid Gomes assinou os termos de adesão com esses municípios para início das novas turmas do ProJovem Urbano, que esse ano também beneficiará jovens do sistema penitenciário do Ceará. Esse Programa é uma parceria com o Governo Federal com o Governo do Estado, por meio do Gabinete do Governador. “É dever nosso e de todo o poder público corrigir o passado oferecendo oportunidades as pessoas menos favorecidas, em especial aquelas que não tiveram se beneficiaram com a educação. Aqui no Ceará têm tido um desempenho maior do que a média dos outros estados. Os percentuais apontam esses dados positivos e nosso empenho vai todo se voltar para que mais uma vez nosso Estado se destaque”, destacou o Governador durante a solenidade no Palácio da Abolição. 

 

A meta do Programa é beneficiar 8.000 jovens, sendo 7.800 em 39 municípios, 80 na penitenciária Francisco Hélio Viana e 120 no Presídio Penal Feminino Desembargador Moura Costa. As aulas serão iniciadas no próximo dia 23 de setembro, com uma duração de 18 meses, com o objetivo de oferecer ao jovem a oportunidade de conclusão do ensino fundamental, qualificação profissional inicial e o desenvolvimento de atividades de intervenção social. Segundo o Coordenador Especial de Políticas Públicas de Juventude Ismênio Bezerra, o diferencial do ProJovem Urbano 2013/2014 é o tempo de conclusão do ensino fundamental, que passará dos habituais nove anos para apenas 18 meses. “O ProJovem Urbano tem como público alvo a juventude com maiores índices de vulnerabilidade social, esse ano focando a juventude negra e com deficiências. Através de diversas ações vamos elevar a escolaridade desses jovens aliado a ações de qualificação”, reforçou o Coordenador.

 

Sobre a introdução dos jovens egressos do sistema penitenciário, a secretária da Justiça, Mariana Lobo, ressalta o ProJovem Urbano com mais uma possibilidade de mudança na realidade dessas pessoas. “Só vamos conseguir mudar os índices negativos dessa parcela da população se possibilitamos a eles oportunidades”, enfatizou Mariana Lobo.

 

dentroTodos os jovens inscritos no Programa receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 100,00 mediante o cumprimento de 75% de frequência e trabalhos, fardamento, material escolar e merenda. As matrículas dos alunos interessados já estão abertas e podem ser realizadas até o próximo dia 22 de setembro. Os jovens dentro do perfil podem procurar a Secretaria de Educação dos Municípios, as unidades do Sine/IDT e as próprias escolas.

 

Além da penitenciária Francisco Hélio Viana e do Presídio Penal Feminino Desembargador Moura Costa, serão beneficiados os municípios de Acarape, Acaraú, Aiuaba, Aquiraz, Aracati, Ararendá, Acopiara, Aratuba, Camocim, Canindé, Crateús, Farias Brito, General Sampaio, Guaiuba, Icapuí, Ipu, Ipueiras, Itapajé, Jaguaribe, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Pacajus, Pacoti, Pacujá, Paraipaba, Parambu, Paramoti, Penaforte, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Quixeré, Reriutaba, Saboeiro, Tamboril, Tauá, Tianguá, Várzea Alegre, Madalena e Massapê.

 

Estiveram também na solenidade o vice-Governador, Domingos Filho; o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Danilo Serpa; a coordenadora de políticas Públicas sobre Drogas do Governo do Estado, Socorro França; o presidente do Sine/IDT, De Assis Diniz; e o deputado Federal, Domingos Neto.

 

02.09.2013

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)