Hemoce abre neste domingo (22) para receber doadores

20 de setembro de 2013

Neste domingo (22) a agenda de quem mora em Fortaleza pode ir além de praia e cinema. Antes do lazer as pessoas podem passar no Hemoce e exercerem a solidariedade. O Domingo Solidário vai abrir as portas do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, excepcionalmente, para receber doadores e aumentar o estoque de sangue. Das 09 horas às 16 horas, equipes do Hemocentro, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), trabalharão voluntariamente para receber os doadores que não têm tempo para fazerem doações de sangue durante a semana. O Hemoce fica localizado na Avenida José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo.

 

No último mês de agosto, o número de doações na capital foi menor do que o número de transfusões. Foram realizadas mais de sete mil transfusões e apenas 4.559 coletas de sangue. Desde lá, o estoque de sangue apresenta queda preocupante em função da demanda. O estoque dos tipos sanguíneos com maior déficit, como o “A” positivo, por exemplo, tem variado entre 30 e 60 bolsas, de 165 necessárias. O tipo “O” negativo tem apresentado um número bem menor, entre quatro e quinze bolsas, quando o ideal seriam 42. O número é variável e acompanha a demanda dos hospitais atendidos. Para assegurar atendimento de qualidade à demanda, o Hemoce precisa realizar 250 coletas diárias de sangue, mas as doações têm variado entre 90 e 100. A redução nas doações de sangue vem sendo registradas em todo o país.

 

A Hemorrede Estadual – composta por unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – é responsável por todos os serviços públicos de hemoterapia do Estado. Desde outubro do ano passado, o Hemoce atende 100% da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento à rede do SUS. O Hemoce assiste 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 Agências Transfusionais. O Hemoce da capital atende a 119 hospitais, entre eles, três de grande porte como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Instituto Dr. José Frota (IJF) e Hospital Infantil Albert Sabin (Hias).

 

Domingo Solidário

 

O “Domingo Solidário” do Hemoce é uma facilidade oferecida ao doador que não tem tempo de fazer a doação durante a semana. E doar é muito simples: basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais 50 kg, ter entre 16 e 67 anos e apresentar um documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com consentimento formal do responsável legal. Para tanto, o Hemoce criou um Termo de Consentimento o qual deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. Para os casos de tutela, deverá ser entregue cópia do documento legal (Tutela Jurisdicional).

 

20.09.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara