Novas adutoras: Chefe de Gabinete se reúne com Ministro da Integração Nacional

8 de outubro de 2013 - 20:53

O Secretário Chefe do Gabinete do Governador, Danilo Serpa, se reuniu nesta terça-feira (08) em Brasília com o Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira com o objetivo de ampliar a quantidade de adutoras de montagem rápida no Estado. A meta é construir mais seis sistemas de adutoras emergenciais que atenderão as cidades de Fortim, Pacujá/Graça, Parambu, Pindoretama, Potengi e Campos Belos (Caridade). O valor total é de R$ 15,4 milhões e juntas somam 85,9km de extensão. O Ministro determinou à Defesa Civil a análise para posterior execução.

 

O estado do Ceará vem realizando diversas ações para enfrentar o atual quadro crítico de escassez hídrica. Dentre estas ações se destaca a construção de adutoras de montagem rápida para abastecimento de água dos centros urbanos que se encontram em crise de abastecimento de água em decorrência da estiagem.

 

O projeto de adutoras emergenciais foi concebido com a utilização de tubos fabricados em Aço corten, material que tem em sua composição elementos que melhoram suas propriedades anticorrosivas. O fabricante estima a durabilidade média dos tubos de 10 anos, portanto após esta crise, os equipamentos ficarão a disposição do Estado para ações emergenciais de abastecimento, pois os mesmos poderão ser reutilizados em locais distintos. Os tubos contam com sistema de engate rápido e junta travável, que permite a montagem de canalizações auto-ancoradas na superfície do terreno, dispensando a abertura de valas. Estas especificações possibilitam maior agilidade na montagem dos tubos, bem como redução nos custos com transporte e estocagem.

 

O Estado adquiriu 98 km de tubos e contratou as obras para realização de 7 (sete) sistemas adutores, que custaram ao tesouro estadual R$ 19.287.402,79, com a finalidade de evitar o colapso no abastecimento de diversos centros urbanos no estado do Ceará.

 

08.10.2013

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil – 85 3466.4898
comunicacao@casacivil.ce.gov.br