Paic incentiva leitura entre crianças da educação infantil ao ensino fundamental

9 de outubro de 2013

As crianças das redes municipais de ensino do Ceará continuam a ter as atividades de leitura fortalecidas em sala de aula. Além das 45 mil coleções de livros de literatura infantil que chegaram às escolas, profissionais responsáveis pela capacitação dos professores nos municípios passaram por uma formação para melhor utilizar o acervo com os alunos. A partir desta segunda-feira (07), irão atuar como multiplicadores dos novos conhecimentos junto aos educadores em suas cidades. A ação integra os Programas Alfabetização na Idade Certa (Paic) e Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5), instituído pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc).

 

São sete anos de trabalho com o objetivo de incentivar o prazer pela leitura entre as crianças da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental e utilizá-la como recurso no ensino e na aprendizagem. Conforme Fabiana Skeff, coordenadora do Eixo de Literatura Infantil e Formação do Leitor do Paic, na escola, os professores realizam atividades lúdicas que motivam a leitura, a interpretação e produção de novas histórias. “Esse acesso ao livro é um direito da criança e dessa forma ela será incluída no mundo da cultura” explica.  Já para o professor, Fabiana define encantamento como palavra chave nesse trabalho. “Por meio da contação, da dramatização, da música e artes em geral, gerar prazer pela leitura e que ela permaneça  na vida das crianças”.

 

As obras são escolhidas a partir de seleção de textos inéditos de Literatura Infantil de autores residentes no Ceará.  Em 2013, foram entregues a 7ª, 8ª e 9ª Coleções Paic Prosa e Poesia, cada uma com uma formação específica. Para garantir os livros do próximo ano, foi lançado um edital e novos escritores selecionados para compor as coleções que chegarão à criançada e cada vez mais incentivar o gosto pela leitura.

 

O programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil; gestão pedagógica da alfabetização; formação do leitor; gestão municipal de educação e avaliação externa. Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações até 5º ano, com vistas a melhorar os resultados de aprendizagem da etapa inicial do Ensino Fundamental. Essa iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC+5).

 

09.10.2013

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)