Projeto Casa Digital concorre a prêmio internacional

15 de outubro de 2013 - 13:15

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), concorre ao Prêmio Aprender (ATLA) de 2014, com o Projeto Casa Digital do Campo. O Projeto Casa Digital do Campo contempla moradores de zonas rurais, de qualquer faixa etária, onde desenvolve ações de incentivo à leitura, além de implantar espaço de acesso gratuito à internet. O vencedor será anunciado em agosto de 2014 e levará US$ 1 milhão para serem investidos em melhorias do seu projeto. ATLAS é uma fundação de Bill Gates, fundador da Microsoft, e sua esposa Melinda.

 

O Estado possui atualmente 105 casas digitais implantadas e outras 15 estão em fase de implantação. Na Zona Rural, atende a crianças e jovens e permite que eles possam fazer pesquisas e aprofundar os conteúdos trabalhados em sala de aula. Toda Casa Digital implantada recebe também o Programa Arca das Letras, onde o acervo possui livros de literatura infantil, infantojuvenil, pesquisa e didáticos. Esse acervo da Biblioteca, principalmente as obras infanto juvenis e infantil tem contribuído para a alfabetização na idade certa.

 

Os agentes comunitários são capacitados para serem alfabetizadores em suas comunidades através de parceria com a secretaria da Educação (Seduc). Essa parceria contribui para a diminuição das taxas de analfabetismo no Estado, além do que fortifica o projeto na medida em que aproxima as pessoas com uma idade maior, já que esta no geral tem uma certa rejeição à inclusão digital, além de somar forças com os jovens na organização e no andamento do projeto. A gestão do projeto é feita pela comunidade de maneira voluntária, onde os próprios moradores ficam responsáveis pelo funcionamento da Casa Digital.

 

A Coordenadora do Projeto Casa Digital do Campo e do Programa Arca das Letras, Sandra Bandeira, está otimista e garante que se a Secretaria for a vencedora, esse recurso será revertido para atender as demandas das comunidades. “A expectativa é que a secretaria seja premiada e que esse prêmio possa contribuir para atender o maior número possível de demandas das comunidades que tenham solicitado esse projeto, que é em torno de 600 comunidades”, conta.

 

15.10.2013

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho / Amanda Sobreira (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA