Cid Gomes inaugura 6ª UPA 24 horas em Fortaleza

18 de outubro de 2013 - 18:02

O governador Cid Gomes e o secretário da Saúde, Ciro Gomes, inauguraram na noite desta quinta-feira (17), a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24 horas) do Conjunto Ceará. Essa é a sexta UPA entregue à população de Fortaleza e a terceira da zona Oeste da Capital que atenderá a população de 44.524 habitantes do Conjunto Ceará e os moradores dos bairros vizinhos, como Genibaú, Bom Jardim, João XXIII, Bonsucesso, Granja Lisboa e Granja Portugal. Já a partir da ianuguração a população tem, perto de casa, atendimento em casos de urgência. A UPA do Conjunto Ceará funciona na Rua 856, 3ª etapa do Conjunto Ceará, próximo ao Colégio V8. Foi realizado um investimento de R$ 3.929.313,24 em instalações e equipamentos, com recursos 100% do Governo do Estado.

 

Com porte II, a UPA no Conjunto Ceará tem 13 leitos e 150 profissionais. Só médicos são 36 e enfermeiros 18. Além de consultas médicas para crianças e adultos, na UPA são realizados exames de raio x, eletrocardiograma e exames laboratoriais. Nunca fecha. Atende de domingo a domingo, até nos feriados, casos de urgência e emergência, como dores no peito, falta de ar, convulsão, diabetes descompensada, queda e fraturas não expostas. A UPA é uma unidade intermediária entre um hospital e um posto de saúde.

 

Upa Conjunto2Durante a inauguração, o governador Cid Gomes, acompanhado do secretário Ciro Gomes, do presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque; do coordenador de gestão participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro; e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, visitou as instalações da UPA e destacou a importância de ter uma unidade de emergência próxima à residência. Ele ressaltou ainda que a área da saúde é uma das maiores demanadas da população em relação ao Poder Público e, por isso, cabe ao Governo, “dar serviço de qualidade para a população que mais precisa”.

 

O secretário Ciro Gomes enfatizou que o funcionamento de uma UPA acontece todos os dias da semana, 24 horas por dia, inclusive feriados e finais de semana. O prefeito Roberto Cláudio assegurou que, em parceria com o Governo do Estado, mais seis UPAs funcionarão na Capital, passando das atuais seis unidades para 12.
 

 

Além das unidades da Capital, na Região Metropolitana há três UPAs 24h atendendo à população, construídas pelo Governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, em Maranguape, Caucaia e Eusébio. No Interior, há 11 unidades sendo concluídas para o governador entregar à população em Pentecoste, São Gonçalo do Amarante (Pecém), Aracoiaba, São Benedito, Canindé, Russas, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Tauá, Quixadá.

 

Upa Conjunto3Estiveram presentes também à solenidade os deputados estaduais Mauro Filho, José Sarto, Beth Rose, Raquel Marques, Edísio Pacheco, Tim Gomes, Lucílvio Girão, Carlomano Marques, Leonardo Pinheiro e Hermínio Rezende; o deputado federal Edson Silva; o vice-prefeito Guadêncio Lucena; o presidente da Câmara Municipal, vereador Walter Cavalcante; o superintendente do DAE, Quintino Vieira; a assessora especial de Políticas de Drogas, Socorro França; e o ex-secretário da Saúde, Arruda Bastos.

 

18.10.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)