Sertão dos Inhamuns vai sediar indústria de calçados

18 de outubro de 2013 - 18:36

O presidente do Conselho Estadual do Desenvolvimento  Econômico, Alexandre Pereira, visitou nesta semana a fábrica da Aniger em Quixeramobim. A Aniger é uma fabricante de calçados que produz marcas conhecidas mundialmente como Nike, Quiksilver, além das marcas próprias Miezko, Okean, Petit Jolie e Zenska, também vendida em diversos países. A fábrica da Aniger ocupa uma área de 26mil m² e produz diariamente 26 mil pares de calçados – destes 15 mil são da marca Nike. A produção é totalmente verticalizada, de modo que todos os componentes são produzidos e executados em Quixeramobim, como solados, costuras, bordados e revestimentos, empregando cerca de 3.500 funcionários. Pensando no aumento da produção dos produtos Nike, impulsionado em grande parte pela Copa do Mundo em 2014, a Aniger inaugura no início do ano uma nova planta em Tauá, no Sertão dos Inhamuns.

 

Com investimento total de R$40,9 milhões, a fábrica deve empregar inicialmente 400 funcionários, chegando a 950 na etapa posterior do projeto. A ideia da empresa é transferir parte da produção de marcas próprias para Tauá, a fim de liberar espaço na fábrica de Quixeramobim para expansão da produção da Nike. De acordo com o diretor presidente da empresa, o gaúcho Sérgio Ermel, os postos de trabalho serão mantidos e possivelmente até ampliados. “Iniciamos com 500 funcionários, hoje temos 3.500. O Estado é um parceiro, hoje podemos ver o resultado positivo que provocamos na região. Não produzimos apenas calçados, fazemos uma interação com a cidade”, destaca o empresário.

 

A qualidade na produção da fábrica de Quixeramobim foi referência internacional na Nike – a Aniger em Quixeramobim foi eleita por 2 anos consecutivos como a melhor qualidade de produção Nike do mundo. O índice é medido baseado no número de reclamações e devoluções dos produtos, muito baixo na base cearense. Além do Ceará, apenas dois estados produzem Nike no Brasil: Rio Grande do Sul (Coopershoes) e Bahia (Dass).

 

Destacando o empenho pessoal do vice governador Domingos Filho em viabilizar a nova fábrica para o sertão dos Inhamuns, Alexandre Pereira ressaltou que a mão de obra cearense é um diferencial para as grandes empresas. “Temos um povo disposto, empreendedor por natureza, para o Governo é muito gratificante ver o sertão central produzindo a marca mais famosa do mundo”, afirmou o Secretário.

 

A Aniger possui também fábricas em Campo Bom (RS), Luján (Argentina) e Tipitapa (Nicarágua). A fábrica da Nicarágua, por sinal, é dirigida por cearenses de Quixeramobim, que se destacaram na produção local e foram deslocados para a expansão da empresa.

 

18.10.2013

 

Assessoria de Comunicação do Cede
Paulo Sombra – 85 3101.1602 9909.3843
paulo.sombra@cede.ce.gov.br