Arca das Letras entrega mais 50 bibliotecas rurais

21 de outubro de 2013 - 19:22

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), entrega nesta terça-feira (22) mais 50 bibliotecas rurais às comunidades de municípios cearenses beneficiados com o Programa Arca das Letras. O evento será nesta terça-feira (22), às 10 horas, no auditório do Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza.

 

Na ocasião, foram capacitados cerca de 100 agentes de leitura voluntários, que ficarão responsáveis pelos móveis e pelo incentivo à leitura. “As bibliotecas são implantadas também para melhorar a educação nas comunidades e ajudar os moradores nas atividades agrícolas”, afirmou a coordenadora estadual do Projeto Arca das Letras no Ceará, Sandra Bandeira.

 

Serão beneficiados os municípios de Apuiarés, Pentecoste, Itaitinga, Jaguaruana, Cariré, Tururu, Boa Viagem, Capistrano, Caucaia, Bela Cruz e Pacoti. Cada comunidade beneficiada pelo programa receberá bibliotecas com mais de 220 livros de literatura infantil e juvenil, além de técnicos e didáticos e histórias em quadrinhos. Todos o acervo atende às necessidades dos moradores.

 

O Ceará é o estado brasileiro com o maior número de bibliotecas rurais do Brasil, tendo levado às bibliotecas para 1.096 comunidades, com cerca de 2.192 agentes de leitura capacitados para incentivar a leitura. O Programa é executado pela SDA, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural (Codet).

 

“Essas bibliotecas rurais são fundamentais para ajudar a combater o analfabetismo na Zona Rural do Ceará, porque permitem que as crianças tenham acesso à diversos livros e possam ampliar os seus conhecimentos através da leitura e da pesquisa. É o desenvolvimento que chega através da leitura para o interior”, afirmou o secretário Nelson Martins.

 

O programa Arca das Letras, criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e já distribuiu mais de 8.800 bibliotecas com total de 2 milhões de livros para as comunidades de agricultura familiar, remanescentes de quilombos, ribeirinhas, assentamentos da reforma agrária, aldeias indígenas e colônias de pescadores em todos os estados do Brasil.

 

Serviço:

 

10 horas – Entrega de 50 Arca das Lestras para 11 municípios

Local: Auditório do Parque de Exposições Governador César Cals

Avenida Sargento Hermínio 2677 – Álvaro Wayne – Fortaleza/CE

 

21.10.2013

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA