Funcap e TCE realizam workshop sobre gestão de contas em ciência e tecnologia

23 de outubro de 2013 - 15:04

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), por meio do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC), realizarão o workshop Gestão de Contas em Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas, no auditório do IPC (Rua Sena Madureira, 1047 – Centro). O objetivo do workshop é discutir a importância da padronização e normatização de procedimentos de prestação de contas para o desenvolvimento sustentável em Ciência, Tecnologia & Inovação (C,T&I).

 

O evento será aberto às 9 horas desta quinta-feira (24) pelo presidente do TCE-CE, conselheiro Valdomiro Távora, e contará com a presença do diretor-presidente do IPC, conselheiro Alexandre Figueiredo; do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, René Barreira; do presidente da Funcap, Haroldo Rodrigues de Albuquerque Júnior; e do Controlador Geral do Estado, João Melo. Técnicos da Funcap, TCE, Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e três pesquisadores Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) participarão do evento.

 

Para o presidente da Funcap, Haroldo Rodrigues, a promoção do workshop contribui para o aprimoramento do marco jurídico e para assegurar um ambiente favorável à C,T&I no Ceará. “Isso, com o foco preventivo de melhor compreender pontos sombreados, além de aprofundar o papel do Estado como articulador e fomentador do processo de C,T&I”, complementa.

 

Na manhã da quinta-feira, Cristina Leftel e Renato Breneizer, procuradora jurídica e assessor técnico da presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), respectivamente, realizarão uma apresentação sobre o tema “Boas práticas em gestão de contas em C,T&I: modelo Fapesp”.

 

Na tarde da quinta e durante a sexta-feira (25), o tema Auxílios financeiros a pesquisador (pessoa física) contará com apresentação de técnicos da Funcap e participação de Renato Breneizer, dos pesquisadores José Tarquínio Prisco (PQ Sênior – UFC) e Luiz Drude de Lacerda (PQ 1 A – UFC), e do analista Josenaldo Ferreira Batista, coordenador de Prestação de Contas da Coordenação Geral de Administração e Finanças do CNPq.

 

Nesse período, os participantes ficarão envolvidos no trabalho de manualizar e formatar um documento que facilitará a prestação de contas ao TCE. A CGE pretende, posteriormente, repassar o manual a todos os órgãos jurisdicionados, facilitando o trabalho de prestação de contas e contribuindo na agilização do julgamento de processos no Tribunal.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE-CE.

 

23.10.2013

 

Assessoria de Comunicação da Funcap
Rafael Ayala – (85) 3275.9629
www.funcap.ce.gov.br
Twitter: @FuncapCE