Ceará terá melhor rede pública de saúde do Brasil

1 de novembro de 2013 - 13:17

O governador Cid Gomes e o secretário da Saúde, Ciro Gomes, inauguraram nesta quinta-feira (31), em Pentecoste, a 10ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Já  a partir da inauguração, moradores de Apuiarés, General Sampaio, Pentecoste, São Luís do Curu e Tejuçuoca, no Vale do Curu,  podem contar com atendimento de urgência e emergência em qualquer hora do dia, todos os dias. Também serão ofertados exames para a população. “Quando o Estado estiver com todas as unidades e serviços de saúde em pleno funcionamento, com as UPAs, Policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Samu e Hospitais Regionais, teremos o melhor sistema de saúde pública de todos os estados do Brasil. E isso será uma realidade até dezembro de 2014”, afirmou Cid Gomes.

 

Ele destacou ainda que a unidade terá cinco municípios participando da gestão da unidade. “Os cinco prefeitos da região vão ajudar no dia a dia”, afirmou o governador Cid Gomes, ao lado do secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, ao explicar a repartição do custeio entre União, Estado e municípios e a gestão consorciada entre os municípios de Pentecoste, Apuiarés, General Sampaio, São Luís do Curu e Tejuçuoca. “Saúde é complicado de fazer – além do investimento, tem que ter cuidado e envolver muito recurso pra fazer funcionar”, ressaltou Cid Gomes para informar que a UPA 24h terá sempre dois médicos de plantão, dia e noite, inclusive domingos e feriados, para o atendimento da população dos cinco municípios em casos de urgência e emergência. “São 14 médicos e, além dos médicos, tem mais 44 profissionais trabalhando”, ressaltou.

 

UPA P01O equipamento inaugurado em Pentecostes é uma UPA Tipo I, com capacidade de atendimento para 100 mil pessoas. Somados, os habitantes dos cinco municípios beneficiados têm 85.127 habitantes. Para a sua construção, foram investidos, entre instalação e equipamentos, Na UPA 24h, R$ 2.887.320,45, dos quais, R$ 1.487.320,45 do Governo do Estado. Como o custeio da unidade será feita pelas esferas federal, estadual e municipal, a gestão municipal terá participação das cinco prefeituras, devido ao consórcio público articulado entre os municípios.

 

Com porte 1, a unidade tem capacidade de atender a população de até 100 mil habitantes. Juntos, os cinco municípios têm 85.127 habitantes, que receberão na nova unidade atendimento médico em pediatria e clínica geral, além de serviços de enfermagem. São oito leitos. Na nova unidade, a população também terá acesso a exames, entre eles o raio x.

 

“A inauguração da UPA configura avanço na saúde pública”, disse a prefeita de Pentecoste, Ivoneide Moura. Os prefeitos dos outros quatros municípios que participam da gestão da unidade também participaram da solenidade de inauguração: Francisco José Barbosa Gois – de Apuiarés, Edilene Monteiro – de General Sampaio, Daniele Rose – de São Luís do Curu e Francisco Valmar – Tejuçuoca.  Até a manhã da última  segunda-feira (29), as UPAs já inauguradas fizeram 865 mil e 265 atendimentos.

 

Estrutura

 

A rede de urgência e emergência do Ceará agora funciona com 10 UPAs construídas pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal. Seis atendem a Capital, nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana, Canindezinho, Conjunto José Wálter e Conjunto Ceará. As outras três ficam na Região Metropolitana: uma no Eusébio – que também é consorciada e atende a população de Aquiraz, uma em Maranguape, uma em Caucaia e agora uma em Pentecostes.

 

UPA P14

 

01.11.2013

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil – 85 3466.4898
comunicacao@imprensa.ce.gov.br