Unidade Básica de Saúde em Paracuru será inaugurada nesta quinta-feira (21)

20 de novembro de 2013 - 14:48

A nova Unidade Básica de Saúde em Paracuru, no Litoral Oeste, construída com recursos do Governo do Estado, será inaugurada nesta quinta-feira (21), às 17 horas. Com 211 metros quadrados e estrutura moderna, feita nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a UBS fica na Rua Alzanira Lobo Alves, s/n, centro da cidade, no Paracuru Ville.

 

Segundo o secretário de saúde do município de Paracuru, Anderson Silva Sousa, “a nova Unidade Básica de Saúde garante condições melhores de trabalho aos profissionais e de atendimento à população, com mais espaço e  conforto”. Ele lembra que antes uma única UBS comportava, sem condições, duas equipes do PSF.  Agora uma equipe do PSF, melhor acolhida, atenderá 800 famílias do Paracuru Ville. Ele destacou que as salas do atendimento médico, odontológico e da enfermagem são climatizadas. A unidade, conforme o secretário, começa a funcionar no dia seguinte a inauguração.

 

A UBS em Paracuru é uma das 150 Unidades Básicas de Saúde que foram construídas em 150 municípios com recursos do governo do Estado, um investimento total de R$26,6 milhões. A maioria já está funcionando. Somente na 2º Região de Saúde, onde fica o município de Paracuru, foram construídas 8 Unidades Básicas de Saúde. Além de Paracuru, há unidades em Apuiarés, General Sampaio, Itapajé, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu e Tejuçuoca.

 

A Secretaria da Saúde do Estado estabeleceu três critérios para financiamento da construção das Unidades Básicas de Saúde.  Os municípios apresentaram, com base no ano de 2010, índice de cobertura do PSF acima de 70%, realização de pelo menos quatro consultas à gestantes  e adesão aos consórcios públicos de saúde, estratégia de gestão adotada nas policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) regionais construídas pelo governo do Estado. Nas policlínicas o custeio, através dos consórcios, é feito pelo Estado e municípios da região de saúde. Nos CEOs regionais é compartilhado entre Estado, União e municípios.    

 

20.11.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara