Abertas inscrições para encontro de ouvidorias do SUS

25 de novembro de 2013

O último monitoramento feito pelas Coordenadorias Regionais de Saúde do Estado do Ceará identificou que 127 municípios cearenses já estão com ouvidorias do SUS em  funcionamento. Com o objetivo de articular todas as ouvidorias SUS instaladas no Ceará e qualificar as equipes técnicas para o fortalecimento do Sistema Nacional de Ouvidorias SUS, a Ouvidoria Geral da Secretaria da Saúde do Estado e o Fórum Cearense de Ouvidorias SUS realizarão o X Encontro do Fórum Cearense de Ouvidorias do SUS, nos dias 05 e 06 de dezembro, no Mareiro Hotel, Av. Beira Mar, 2380, Meireles. As inscrições para o evento já estão abertas. Podem ser feitas até o próximo dia 29 de novembro, através do endereço eletrônico.

 

Experiências

 

No encontro, está programada também a IV Mostra das Ouvidorias do SUS no Ceará, um espaço para a troca de experiências entre as diversas ouvidorias. A Ouvidoria é um importante canal de comunicação da Secretaria da Saúde do Estado com os usuários do SUS. Recebe solicitações, reclamações, denúncias, elogios e sugestões dos cidadãos sobre os serviços de saúde prestados em âmbito estadual e fornece informações e orientações em saúde. O objetivo principal das ouvidorias é conhecer a satisfação da população e, através disso, melhorar a qualidade dos serviços de saúde.

 

Através da ouvidoria geral, a Sesa está descentralizando, de forma articulada e sistemática, as ouvidorias SUS no Estado, para ampliar e democratizar o acesso dos usuários aos serviços de ouvidorias da saúde pública. Para fortalecer o processo de descentralização, foi criado o Fórum Cearense de Ouvidorias do SUS. Atuante desde 2007, o Fórum é um espaço de discussão entre a Ouvidoria Geral da Sesa  e as ouvidorias do SUS municipais e que pretende contribuir para o desenvolvimento técnico, institucional e gerencial dos serviços oferecidos à população.

 

25.11.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira/ Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

Facebook: www.facebook.com/saudeceara