Castelão recebe certificado internacional LEED de sustentabilidade

3 de fevereiro de 2014 - 18:43

Nesta terça-feira (4) será um dia especial para a sustentabilidade do Estado do Ceará. A partir das 9 horas, o auditório da Arena Castelão recebe dois momentos únicos de respeito ao meio ambiente: a apresentação do certificado internacional LEED, conquistado pela Arena Castelão devido às ações sustentáveis durante a obra de modernização do equipamento; e a assinatura do Termo de Cooperação entre entes públicos e privados para o gerenciamento dos resíduos sólidos da arena pela Rede de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará.

 

Com a assinatura do documento fica garantida, até o fim de 2018, a coleta, a separação e a destinação dos resíduos sólidos provenientes dos eventos na Arena Castelão (jogos e shows) para a rede de catadores cearense. A medida beneficia 400 famílias de catadores de 17 entidades. As ações já se desenrolam desde junho do ano passado, iniciadas durante a Copa das Confederações, em caráter experimental, mas serão oficializadas a partir desta terça-feira.

 

O material é coletado pela Arena Castelão, separado conforme sua característica (se papel, plástico, metal ou vidro) e, após condicionamento nos depósitos de resíduos sólidos do equipamento, transportados pela equipe da Ecofor Ambiental para o complexo de reciclagem Jangurussu. Lá, passam por revisão e posterior venda, com toda a renda revertida para os associados da Rede de Catadores. A imprensa presente no evento terá a oportunidade de acompanhar todo o processo in loco.

 

Até o momento, já foram coletadas 67.550 toneladas. Apenas o confronto entre Brasil e México, pela Copa das Confederações, produziu 14.400 quilos de resíduos que foram para reciclagem. “Esta é mais uma ação de legado proporcionado pela Copa do Mundo. Uma prova de que o poder público e o privado podem trabalhar juntos para melhorar a condição de vida da população e contribuir para a sustentabilidade”, aponta o secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa.

 

O termo será assinado pelo próprio Ferruccio Feitosa; pelo gerente de engenharia da Arena Castelão, Raphael Mesquisa; pela representante da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Fortaleza e Região Metropolitana, Charliany Bezerra de Morais; pelo titular da Ecofor, Hugo Nery dos Santos; e pela titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Maria Águeda Pontes Caminha Muniz.

 

O LEED

 

A programação desta terça-feira conta ainda com a apresentação oficial do certificado LEED conquistado recentemente pela Arena Castelão, um feito inédito para os estádios da Copa do Mundo de 2014. O Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), desenvolvido pelo Conselho Americano de Edifícios Verdes (Green Building Council–USGBC), levou em condição as medidas de baixo impacto ambiental na reforma da arena.

 

Durante a obra, o Castelão seguiu rigorosos critérios de sustentabilidade e eficiência energética, com adoção de medidas e equipamentos que promoveram redução de impactos ambientais, como o reaproveitamento de estruturas já existentes. Após inauguração, o espaço continua dando bons exemplos para o meio ambiente, com a utilização de louças com menor consumo de água, com descargas a vácuo, que contribuem para a redução do consumo de água potável.

 

Serviço
Apresentação do certificado LEED e assinatura do Termo de Cooperação
Local: Auditório Blanchard Girão, na Arena Castelão (Av. Alberto Craveiro nº 2901)
Data: 4/2/2014
Hora: 9 horas
OBS: a imprensa terá acesso aos espaços para o acondicionamento dos resíduos sólidos e ao processo de beneficiamento do material coletado in loco.

 

03.02.2014

 

Coordenadoria de Comunicação da Secopa
+ 55 85 3264-5359
imprensa@secopa.ce.gov.br