Primeiro transplante de medula alogênico no Ceará será nesta terça-feira (11)

10 de fevereiro de 2014 - 14:00

Será realizado nesta terça-feira, 11, às 10 horas, pelo Hemoce, em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio, o primeiro transplante alogênico de medula  no Ceará. Com leucemia aguda grave, a paciente que vai receber células sadias de um doador, é de Tabuleiro do Norte e tem 29 anos de idade. “Estamos felizes e cientes da responsabilidade que estamos assumindo com mais esse avanço na área de transplantes do nosso Estado”, afirma o médico hematologista e coordenador do Banco de Cordão Umbilical e Placentário do Hemoce, Fernando Barroso. No Nordeste, quatro Estados realizam transplantes alogênicos: Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte.

 

Desde setembro de 2008 o Ceará realiza transplante autólogo (paciente recebe células sadias do próprio paciente). De lá para cá já foram feitos 128 autólogos. Fernando Barroso observa que os bons resultados dos transplantes autólogos contribuíram para que o Ministério da Saúde aprovasse e autorizasse o Hemoce a realizar os transplantes alogênicos.

 

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária para reconstituição de uma nova medula saudável. A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos. As células sadias da medula podem ser obtidas de um doador ou do sangue de cordão umbilical.

 

Para doação de medula óssea, ligue para o Hemoce, que atende pelo telefone 31012296. No Brasil, a chance de encontrar medula compatível é de uma em cem mil. Daí, a importância em doar. Quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores as chances dos pacientes. Em janeiro o Hemoce cadastrou 536 doadores. Para se tornar um doador de medula óssea é preciso:

 

– Ter entre 18 e 55 anos de idade.
– Estar em bom estado geral de saúde
– Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue

 

10.02.2014

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá
selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara