Saúde: Operação Carnaval será discutida nesta segunda-feira (17)

14 de fevereiro de 2014

O Comitê Gestor Estadual de Atenção em Urgência e Emergência reunirá prefeitos e secretários municipais de saúde para consolidar o Plano Operativo Operação Carnaval, envolvendo, entre outras instituições, a Secretaria da Saúde do Estado, as polícias rodoviárias Estadual e Federal, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado. O Plano Operativo é uma exigência da Portaria 1.139/2013, do Ministério da Saúde, que define as responsabilidades das esfesaúde em eventos de massa.

 

A reunião acontecerá nesta segunda-feira (17), no auditório Waldir Arcoverde, da Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, com a participação de gestores e técnicos dos municípios de Acaraú, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Camocim, Cascavel, Caucaia, Crato, Fortaleza, Fortim, Icapuí, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Paracuru, São Benedito, São Gonçalo do Amarante e Quixadá. Os municípios deverão apresentar as estratégias para redução do risco de agravos à saúde, inclusive relacionadas às vigilâncias epidemiológicas e sanitárias, além de definir unidades de retaguarda para receber pacientes.

 

A Secretaria da Saúde do Estado vai coordenar a execução da Operação Carnaval em seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) na Capital (Praia do Futuro, Messejana, Autran Nunes, Canindezinho, Conjunto Ceará e José Walter) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 – Ceará Polo 1), que atende em 79 municípios de 10 regiões de saúde da macrorregião de Fortaleza e parte da macrorregião do Sertão Central. No total, dá cobertura a 3 milhões de habitantes. Parte dos municípios participantes da reunião terá pela primeira vez em um carnaval o suporte das UPA 24h construídas pelo Governo do Estado, em parceria com o governo Federal. São eles: São Benedito, São Gonçalo do Amarante (UPA 24h no Pecém) e Aquiraz (UPA 24h no Eusébio).

 

14.02.2014

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá
selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara