Dragão do Mar faz Baile à Fantasia na Praça Verde neste sábado (22)

21 de Fevereiro de 2014

Alegria, serpentina e fantasias a postos que o Carnaval já pede passagem, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Neste sábado (22), a Praça Verde ganhará ares e energias carnavalescas com o Baile à Fantasia do Dragão. Quem dita o ritmo da folia são os metais e batuques da Orquestra Contemporânea de Olinda junto d’Os Transacionais e dos blocos As Gata Pira e Afoxé Acabaca. As fantasias também serão uma atração à parte, com direito à premiação dos mais criativos trajes.

 

Com a força e beleza da cultura negra, o bloco Afoxé Acabaca abre a festa às 18 horas, entoando os mantras afros com seus atabaques, xequerês e agogôs. Numa cadência marcante, o bloco promete preparar as energias da Praça para a folia carnavalesca. Na sequência, As Gata Pira sobem beleza e animação ao palco. Paula Tesser, Natasha Faria e Soledad Brandão são as três cantoras da linha de frente do bloco a defender em alto e bom som marchinhas, baiões, frevos e pérolas inesquecíveis da música popular brasileira.

 

Às 21 horas, a Orquestra Contemporânea de Olinda entra em cena com a diversidade sonora de Pernambuco misturada aos ritmos do mundo. A big band olindense mostra o show “Pra ficar”, com o repertório dos dois álbuns da banda (Orquestra Contemporânea de Olinda, de 2008; e Pra Ficar, de 2012). O arremate do Baile à Fantasia do Dragão do Mar fica por conta d’Os Transacionais, que levam à Praça Verde o melhor da música retrô carnavalesca do País. A banda, desde 2013, faz o pré-carnaval do Dragão, com o Bloco Chão da Praça.

 

De acordo com a diretora de Ação Cultural do Dragão do Mar, Fátima Souza, a diversidade de ritmos que farão o baile é um retrato da pluralidade carnavalesca que tem se consolidado, ano a ano, na cidade. “Maracatus, afoxés e novos blocos têm crescido e atuado juntos no Carnaval de Fortaleza. Ao mesmo tempo, a Orquestra Contemporânea de Olinda representa um intercâmbio com um dos carnavais mais tradicionais do Brasil”, explica a diretora.

 

Além dos espetáculos diversificados do palco, os foliões na praça devem compor uma atração à parte com as fantasias.  O convite é para que todos venham fantasiados como a criatividade mandar, porque as melhores fantasias serão contempladas com um prêmio surpresa ao fim da festa. “O Baile à Fantasia do Dragão se propõe a retomar o prazer dessa brincadeira do Carnaval, retomar a ideia dos tradicionais bailinhos de carnavalescos. Para incentivar a onda da fantasia, vai ter até concurso do figurino mais criativo”, diz Fátima Souza.

 

Serviço:

Baile à Fantasia do Dragão do Mar
Quando: 22 de fevereiro
Hora: a partir das 18 horas
Onde: na Praça Verde, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Ingressos: R$ 20 e R$ 10

 

Compre na bilheteria do Dragão (funcionamento de terça a domingo, das 14h às 20h) ou no site www.bilheteriavirtual.com.br.
Classificação etária: 16 anos.

 

Carnaval da Criançada

 

Depois do Baile à Fantasia do Dragão, é a vez de a criançada fantasiada fazer a festa na Praça Verde do Dragão do Mar. O tradicional Bailinho Infantil de Carnaval será realizado no dia 23 de fevereiro, às 17h, e é gratuito. Quem vai fazer a folia dos pequenos é o espetáculo Joana Joaninha – O besourinho que canta e conta histórias.

A apresentação vai carnavalizar o baile com um repertório de canções infantis de Carnaval. Nas letras, histórias de fantasias de índio, piratas, danças e brincadeiras do universo das crianças durante as festas de carnaval, além de canções infantis do domínio público, mas em ritmo de carnaval. O show baseia-se na publicação do grupo “Palavra Cantada”.

Logo depois de Joana Joaninha, é a vez de a musicalidade do Maracatu Solar apresentar o espetáculo Loas, Batuques e Coração, às 18h30.  Regida pelo artista Descartes Gadelha e com voz e composições do Pingo de Fortaleza e Calé Alencar, a apresentação traz a coroação das rainhas dos maracatus Solar, Az de Ouro, Vozes D’ África, Nação Baobab, Nação Fortaleza e Nação Iracema.

 

Serviço:

Baile Infantil de Carnaval
Dia: 23 de fevereiro
Hora: às 17h
Onde: Praça Verde
Gratuito

 

21.02.2012

Assessoria de Comunicação do Instituto Dragão do Mar

Luciana Vasconcelos (85 3488.8617 – 8733.8829)