Jijoca de Jericoacoara inaugura Unidade Básica construída com recursos do Estado

24 de fevereiro de 2014 - 19:12

Construída com recursos do governo do Estado, a nova Unidade Básica de Saúde em Jijoca de Jericoacoara será inaugurada nesta terça-feira (25), às 19 horas. Com 211 metros quadrados e estrutura moderna e feita nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a UBS fica na localidade Borges, a seis quilômetros da sede de Jijoca.

 

Antes da nova Unidade Básica de Saúde, os moradores de Borges eram atendidos em um imóvel alugado pela Prefeitura Municipal, em condições inadequadas para atendimento às famílias e para o trabalho dos profissionais. A nova Unidade Básica de Saúde oferece mais espaço e  conforto para acolhimento às famílias. As salas do atendimento médico, odontológico e da enfermagem são climatizadas. A UBS já começa a atender  no dia seguinte após a inauguração.

 

A Unidade Básica de Saúde, que a população ainda conhece ainda como posto de saúde, em Jijoca de Jericoacoara é uma das 150 que foram construídas em 150 municípios com recursos do governo do Estado, um investimento total de R$26,6 milhões. A maioria já está funcionando. O objetivo do governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, é dar apoio às gestões municipais na expansão e melhoria da atenção básica.

 

A Secretaria da Saúde do Estado definiu três critérios para financiamento da construção das 150 Unidades Básicas de Saúde. Os municípios apresentaram, com base no ano de 2010, índice de cobertura do PSF acima de 70%, realização de pelo menos quatro consultas à gestantes  e adesão aos consórcios públicos de saúde, estratégia de gestão adotada nas policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) regionais construídas pelo governo do Estado. Nas policlínicas o custeio, através dos consórcios, é feito pelo Estado e municípios da região de saúde. Nos CEOs regionais, há apoio do governo federal.

 

24.02.2014

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara