Janeiro apresenta menor taxa de desemprego da série histórica

26 de fevereiro de 2014 - 20:24

O mês de janeiro apresentou a menor taxa de desemprego para o mês de janeiro desde 2009 – início da série histórica. A taxa ficou de desemprego na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) ficou em 7,3% da força de trabalho local. As informações são da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), divulgadas nesta quarta-feira (26), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e a Fundação SEADE.

 
O nível de ocupação cresceu 0,7%, estimando-se o contingente de ocupados em 1.712 mil pessoas. Em termos setoriais, tal resultado decorreu do maior número de postos de trabalho no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (10 mil ou 2,4%), na indústria de transformação (6 mil ou 1,9%) e na construção (3 mil ou 2,0%), cujos resultados foram atenuados pelo redução de postos de trabalho nos serviços (-8 mil ou -1,0%)

 
“Mesmo com a sazonalidade, que influencia na ampliação do desemprego, o Ceará tem mantido um dos patamares mais baixos desse indicador dentre as regiões metropolitanas pesquisadas,” destaca o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, Gilvan Mendes.

 
Segundo a posição na ocupação, cresceu o número de assalariados (11 mil), devido à expansão do emprego no setor privado (16 mil). Na iniciativa privada, cresceu o contingente de assalariados com carteira de trabalho assinada (19 mil) e diminuiu o número de assalariados sem carteira (-3 mil). Diminuiu ligeiramente o de autônomos (-2 mil ou -0,4%).

 
Entre novembro e dezembro de 2013, a massa de rendimentos reais permaneceu relativamente estável entre os ocupados (0,1%) e apresentou discreta variação negativa entre os assalariados (-0,4%), influenciada especialmente pelo declínio do rendimento médio real.

 

26.02.2014

Assessoria de Comunicação do IDT
Jornalista responsável: Ana Clara Braga
Fone: 3101.5500
E-mail: imprensa@idt.org.br

 
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline