Detran e PRE organizam 280 operações de fiscalização para Operação Carnaval

27 de fevereiro de 2014

Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE) realizarão, em conjunto, a “Operação Carnaval”, a partir desta sexta-feira (28) até a quarta-feira de cinzas, dia 5 de março, em todo o Estado (Zona Norte, Ibiapaba, Cariri, Jaguaribe, Inhamuns, abrangendo litoral, serra e sertão). Serão realizadas 280 operações durante o período do Carnaval, com a participação de 600 agentes de trânsito, dos quais 150 do DETRAN e 450 da PRE. Serão utilizadas 160 viaturas, das quais 80 do DETRAN e 80 da PRE, inclusive 10 reboques (guinchos) e 40 motocicletas. Cada equipe de fiscalização estará equipada com bafômetro (etilômetro).

 

Diariamente, as equipes estarão nas rodovias estaduais e na faixa de praia, onde há concentração de banhistas, para fiscalizar condutores e veículos. Cada equipe estará com um bafômetros. As duas instituições atarão com 150 bafômetros. A aplicação da Lei Seca será uma das prioridades. Os trabalhos começarão as 16 horas de sexta-feira e continuarão até a meia-noite de quarta-feira, dia 5.

 

A PRE mantém quase 30 postos fixos de fiscalização no Estado, com fiscalização permanente durante 24 horas. Sexta-feira (dia 28), pelo menos 14 equipes fiscalizarão as principais saídas de Fortaleza: CE 040 (posto da PRE em Aquiraz); CE 085 (Posto da PRE em Caucaia); CE 060 (no posto da PRE em Maracanaú). De Canoa Quebrada a Jericoacoara, nas vias de acessos ao litoral cearense, os agentes de trânsito farão 60 operações nas vias litorâneas e nas áreas de praia com concentração de banhistas. Outras 20 operações ficarão sediadas nos municípios, que também contarão com o apoio de mais equipes com a missão de realizar 150 volantes.

 

Estará de plantão a equipe do call center, que atende pelo número 0800.275.6768. Na unidade da Maraponga (sede do Órgão), outras equipes de apoio permanecerão de plantão para dar suporte às equipes que estão atuando na Operação Carnaval 2014. Não haverá expediente em nenhuma unidade durante o período do Carnaval: segunda-feira, dia 2, e terça, dia 4. O expediente da quarta-feira, dia 5, começa às 12 horas.

 

Dicas de segurança aos condutores e passageiros:

 

a)usar o cinto de segurança;
b)se for dirigir, não beba; e se for beber, não dirija. Quem for notificado com base na Lei Seca: terá de pagar multa de R$ 1.915,58 e ficará com a sua CNH suspensa por 12 meses);
c)obedecer à sinalização;
d)manter prudência;
e)não fazer ultrapassagem de risco;
f)não ultrapassar em faixa contínua;
g) não exceder limite de velocidade;
h)não transportar passageiros em área exclusiva de carga;
i)não transportar carga em área exclusiva de passageiros;
j)não falar ao celular quando estiver dirigindo;
l)não entregar a direção a quem não é habilitado
m)na condução de moto, usar capacete e ser habilitado categoria A;

 

Além disso,
1- Conduzir os documentos de porte obrigatório: CNH e licenciamento (em dia, inclusive taxas do seguro DPVAT e IPVA). A ausência do documento gera multa. O atraso do licenciamento, seguro DPVAT e IPVA, além da multa, gera a apreensão e reboque do veículo.
2-Fazer a revisão das condições básicas do veículo: motor, parte elétrica, freio, suspensão, pneus em condições de uso e limpador de para-brisa.

 

27.02.2014

Assessoria de Imprensa do Detran

Paulo Ernesto Serpa (paulo.ernesto@detran.ce.gov.br / 85 3101.5813 – 3101.5819)