Cid Gomes fez quatro gols de placa pela saúde de Russas, diz prefeito

21 de Março de 2014

A UPA 24h, que já ficou aberta, atende os 67.960 moradores do município em casos de urgência e emergência. Fica na Rua Projetada, s/n, bairro Planalto da Bela Vista. O SAMU, na Rua Irmã Maria da Graça, 3445, bairro Ipiranga, também já está funcionando. Assim,  a nova rede de assistência à saúde se completa em Russas e em toda a 9º Região de Saúde, onde funciona há mais de três anos o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO regional) e há dois meses a policlínica regional.

alt
Com a nova UPA 24h em Russas, aumenta para 19 o número de unidades construídas e entregues pelo governo do Estado em diferentes municípios e regiões do Ceará, com apoio do governo federal. A população passa a ter acesso, durante 24 horas, de domingo a domingo, até nos feriados porque não fecham nunca, a atendimento de urgência e emergência feito por médicos especialistas em clínica geral e em pediatria e pelos profissionais de enfermagem. Na hora em que os moradores sentirem crises de pressão alta e diabetes descompensada, sofrerem quedas e fraturas não expostas, e as crianças falta de ar e convulsões, seja em que hora for, agora receberão atendimento perto de casa. Na UPA, além de consultas com médicos, a população realiza exames laboratoriais e ainda o de raio x.

alt

Esses serviços são rotina para quem mora na capital e em mais 12 regiões e municípios do Ceará. Em Fortaleza, até a última segunda-feira, 17 de março, foram realizados 1.163.769 atendimentos nas seis UPAs 24h construídas pelo governo do Estado nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana, Canindezinho, Conjunto Ceará e Conjunto José Wálter. As outras 12 unidades funcionam em Maranguape, Caucaia, Eusébio, Aracoiaba, Canindé, Crateús, Pentecoste, São Benedito, Pecém, Horizonte, Tauá e Quixadá. As UPAs 24 horas integram a nova rede de urgência e emergência do Ceará, formada também pelo SAMU 192, que no Ceará está estruturado em três polos de cobertura. Russas está no polo I e atende com duas ambulâncias.  
 
alt

Nas obras e aquisição de equipamentos da Unidade de Pronto Atendimento em Russas foram investidos R$ 2.887.320,45. Desse total, 1.487.320,45 do governo do Estado e R$ 1.400.000,00 do Ministério da Saúde. A manutenção das UPAs é feita com recursos do Estado, da União e do municípios.

 

21.03.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara