Secopa e Secopafor assinam acordo para implantação do projeto Golear nesta quarta (26)

26 de Março de 2014

O enfrentamento à exploração e abuso de crianças e adolescentes em Fortaleza ganha reforço a partir desta quarta-feira, com a assinatura do Termo de Cooperação para execução do Projeto Golear em Fortaleza. A iniciativa é da Comissão Especial de Defesa da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), e contará, a partir da assinatura, com parceria da Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará (Secopa) e da Secretaria Extraordinária da Copa de Fortaleza (Secopafor).

 

As instituições formalizam o acordo em cerimônia no Auditório Blanchard Girão, na Arena Castelão, às 09 horas desta quarta-feira (26). Participam da celebração o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro; o secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa; e a secretária Extraordinária da Copa de Fortaleza, Patrícia Macêdo. A concepção do projeto contou com articulação com Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, Poder Judiciário, Defensoria Pública, ministérios públicos, além de organizações não-governamentais.

 

A ideia do projeto é aproveitar a proximidade de um megaevento como a Copa do Mundo para somar forças e aumentar o sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes, sensibilizando a sociedade a fiscalizar ações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesse sentido, o cronograma de ações do Golear prevê realização de minicursos e palestras em escolas, debates em universidades e eventos de mobilização em pontos estratégicos, como o Aeroporto Internacional Pinto Martins, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e praias da Capital.

 

“Devemos cuidar e proteger bem as nossas crianças. Muitas ações preventivas já são realizadas por diversas esferas do poder público e sociedade civil e o projeto Golear buscar unir todas as foças em combate a qualquer abuso as nossas crianças e adolescentes”, destaca o secretário Ferruccio Feitosa. Já a secretária Patrícia Macêdo aponta que a promoção humana é uma das prioridades da Prefeitura de Fortaleza. “Ao assinar esse termo de cooperação com a OAB, a SecopaFor reforça a preocupação da administração municipal, em proteger a infância e a adolescência, uma das formas efetivas de assegurar aos futuros cidadãos e cidadãs uma vida digna e saudável”.

 

A advogada e presidente da Comissão Especial de Defesa da Criança e do Adolescente da OAB-CE, Mirella Tomás, festeja o apoio governamental. “A parceria das secretarias com a OAB é de grande valia para a sociedade civil e em especial para as nossas crianças e adolescentes. Vamos juntos fazer esse gol, proteger e denunciar a exploração sexual. Esse é o nosso maior placar”.

 

Serviço:

Assinatura do Termo de Cooperação para o Projeto Golear

Local: Auditório Blanchard Girão, na Arena Castelão (Av. Alberto Craveiro, 2901)
Data: 26/3/2014
Hora: 9 horas

 

26.03.2014

Assessoria de Comunicação Secopa 2014

Ciro Câmara (imprensa@secopa.ce.gov.br / + 55 85 3264.5359)