Hospital Regional do Cariri dá início ao mutirão de cirurgia de artroscopia

11 de Abril de 2014

A equipe de ortopedistas do Hospital Regional do Cariri, construído pelo Governo do Estado e em funcionamento há  três anos em Juazeiro do Norte, iniciou o mutirão para  atender pacientes que aguardam por uma cirurgia ortopédica por meio de artroscopia.  Este mês o HRC entrou em contato com 70 pacientes que aguardam pelo procedimento.

 

O atendimento é dividido por grupos. No último sábado, 20 pessoas foram encaminhadas ao atendimento ambulatorial. Cada caso foi analisado cuidadosamente, já que as equipes cirúrgicas são formadas de acordo com as especificidades dos procedimentos. Nesse primeiro contato o médico analisa o paciente, solicita novos exames e depois a cirurgia pode ser marcada. Uma condição fundamental para a realização da cirurgia é que o paciente esteja fazendo fisioterapia antes e dê continuidade após a cirurgia para evitar sequelas.

 

O educador físico, Wellington Cortez de Alencar Júnior, aos 29 anos se prepara para dar um novo passo. Em 2008,  numa partida de futebol, ele teve ruptura do ligamento cruzado anterior, o que acabou comprometendo o seu trabalho. Esta semana Wellington passou pela avaliação médica e recebeu a notícia que ele esperava: “o anestesista afirmou que estou apto para realizar o procedimento. Como eu sempre tive uma vida ativa no esporte, por conta das dores eu acabei ficando muito limitado. Agora minha esperança de uma vida normal se renovou”.

 

A cirurgia por meio de artroscopia é uma ferramenta muito valiosa para todos os pacientes ortopédicos e é geralmente menos agressiva ao paciente do que uma cirurgia normal. A maioria dos pacientes submetidos a cirurgias artroscópicas fazem as cirurgias em ambulatórios e estão em casa algumas horas após o procedimento.

 

Até o final deste mês, o HRC deve realizar cerca de 20 cirurgias por meio de artroscopia. O Hospital regional do Cariri, que atende toda a população de 45 municípios da macrorregião, é referência em trauma na região e o primeiro hospital público do Interior do Estado a realizar esse procedimento.

 

11.04.2014

 

Assessoria de Imprensa do Hospital Regional do Cariri

(88) 3566.3627
(88) 9708.5922