Seduc promove 43ª edição da Agenda 22 do Programa Geração da Paz

22 de abril de 2014 - 11:00

O Programa Geração da Paz, iniciativa que visa a promoção da cultura de paz nas escolas da rede estadual, promove, no próximo nesta terça-feira (22) de abril, das 8h30min às 11h15min, a 43ª edição da Agenda 22, que acontecerá no auditório João Frederico Ferreira Gomes, 6º andar do anexo II da Assembleia Legislativa. O Programa é resultado da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura  (Unesco).

 

Consta da programação, palestra do promotor de Justiça do Estado de São Paulo, Antônio Carlos Ozório Nunes, que apresentará sua experiência e visão sobre as possibilidades e virtudes das técnicas que envolvem a mediação escolar, desde os conflitos às práticas restaurativas. Ainda, serão exibidos os resultados iniciais do projeto “Por Uma Cultura de Paz”, realizado em quatro escolas de Fortaleza. Os resultados são frutos da parceria entre a Seduc, o Ministério Público do Ceará e a Fundação Terre Des Hommes.

 

Sobre o Geração da Paz

 

Tem como objetivo fortalecer as escolas com a finalidade de que se posicionem estrategicamente para produzir articulações permanentes com as comunidades em que estão inseridas, tendo como fator principal de mobilização e concretização o protagonismo estudantil. Para tanto, o Programa incentiva a prática do diálogo em prol da inclusão e do respeito à diversidade com vistas à construção de redes de cultura de paz integrando escola, famílias e comunidades. Até o momento, 472 escolas no Estado aderiram oficialmente, com grupos de articuladores representando os segmentos da gestão, dos docentes e dos alunos, em cada.

 

A tendência é que este trabalho se amplie a toda a Rede Estadual ainda neste semestre. A Seduc trabalha este diálogo em diversas circunstâncias, porém, duas se destacam. Para escolas com Ensino Fundamental, as atividades ocorrem de forma sistemática, a fim de garantir a vinda dos pais à escola ao longo de todo o ano, tais como as festas, solenidades e reuniões oficiais de avaliação. Geralmente, é nessas ocasiões que a escola aproveita para encorajar os pais a conversar com seus filhos sobre assuntos sensíveis, como os diferentes tipos de violência. Nessas escolas, o Geração da Paz fortaleceu a parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, e doou 10.000 cartilhas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), destinadas a alunos do Ensino Fundamental 2.

 

Para o Ensino Médio, a principal estratégia da Seduc se dá por meio do Projeto Professor Diretor de Turma, que, em sua estrutura, trabalha as várias dimensões psicossociais dos alunos, desde aulas em formação cidadã às interações com seus alunos, pares e pais. Conforme Flávio Mesquita, coordenador do Geração da Paz, trata-se da maior capacidade instalada na rede estadual, com adesão de cerca de 92% das escolas onde o mesmo possa ser implantado, perfazendo mais de 5 mil professores e cerca de 150 mil estudantes. ” Este caráter dialógico tem propiciado a aproximação entre pais e filhos na tratativa de temáticas de interesse mútuo” – destaca Flávio.

 

22.04.2014

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)