Dragão do Mar comemora 15 anos com cinco dias de festa

29 de Abril de 2014

Nesta segunda-feira (28), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) completa 15 anos. A data será celebrada com ações culturais ao longo de todo o ano de 2014, mas a largada de celebrações se inicia com a Maloca Dragão – O encontro de todas as tribos, de 30 de abril a 4 de maio. Neste período, todo o Dragão do Mar terá seus espaços ocupados por artistas cearenses e nacionais de várias linguagens artísticas, numa grande festa. Parte da programação, que é inteiramente gratuita, é composta pela Mostra Especial do Porto Iracema das Artes, quando serão apresentados ao público 18 projetos desenvolvidos no âmbito dos Laboratórios de Criação.

 

O presidente do Instituto Dragão do Mar e idealizador do CDMAC, Paulo Linhares, explica que Maloca é uma palavra tupi que vem de maroka, a casa coletiva dos índios, uma cabana comunitária. “O Dragão tem se constituído no imaginário popular como este lugar público e democrático que proporciona a articulação social e cultural da nossa produção simbólica, lugar comum onde se encontram todas as tribos. É justamente esse conceito de coletividade e diversidade que queremos promover nesta efervescência cultural. São cinco dias de celebração da maturidade que alcançamos, com a difusão de produtos culturais de excelência, mas, principalmente, com expertise em criação, produção e formação. Braço do Dragão do Mar, o Porto Iracema é, hoje, o grande celeiro de novos talentos, sendo reconhecida nacionalmente por sua importância, motivo de orgulho e comemoração de todos os cearenses”, afirma Linhares.

 

Segundo o presidente, para celebrar este apogeu da arte e da cultura no Ceará, boa parte da programação da Maloca privilegia apresentações de artistas cearenses, entre nomes já consagrados e alunos dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes. Serão mais de 70 atrações entre música, teatro, dança, audiovisual, hip-hop, infantil e cultura popular distribuídos em seis palcos. Neste sentido, o Dragão do Mar cria shows inéditos para exaltar importantes artistas locais que estouraram nas décadas passadas. A Maloca Dragão produz os shows “Rodger 70 anos”, “Tributo a Belchior”, ‘Show Década de 80” e “Show Década de 90”, todos com direção musical de Mimi Rocha.

 

A programação também homenageará 15 representantes que, de acordo com Linhares, compõem a memória afetiva do Dragão do Mar e suas relações com a Praia de Iracema. São eles: Rocilda Lima (Poço da Draga), Ciro Gomes (governador à época da criação do CDMAC), Fausto Nilo (arquiteto do CDMAC), Mário Gomes (artista), Zé Tarcísio (artista), Célio Paiva (Amici’s), Alexandre Veras (Alpendre), Nonato Freire (Coração Materno), Maninha Morais (Ex-presidentes), Pedro Álvares (Besame Mucho), Carri Costa (Teatro da Praia), Rejane Reinaldo (Teatro Boca Rica), Dilson Pinheiro (Domínio Público), Valéria Pinheiro (Teatro das Marias), Elis Regina (funcionária mais antiga do Dragão).

 

Como uma forma de homenagear lugares que também fizeram parte da história dos frequentadores da Praia de Iracema, os palcos das apresentações serão nomeados durante a Maloca. O palco do Anfiteatro será chamado Domínio Público. Na Praça Almirante Barroso, serão montados o palco Hey Ho e a tenda Noise3D. O Espaço Rogaciano Leite Filho dará lugar ao palco Canto das Tribos e na Praça Verde será erguido o Coração Materno. 

 

Mostra Especial Porto Iracema das Artes 

 

Os 18 projetos desenvolvidos no âmbito dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes integram uma Mostra Especial, que inclui 4 espetáculos teatrais, 5 shows musicais, 4 exposições de artes visuais, além de um pitching  de apresentações dos 5 projetos de séries de televisão. As apresentações seguem a lógica das Rotas de Criação, momentos de exibições públicas dos projetos que têm como objetivo mostrar o estado da arte dos processos formativos. São 18 grupos de artistas que há oito meses desenvolvem em regime de imersão seus projetos, que, reunidos, formam um painel marcado pela diversidade estética e por inovações de linguagens. Muitos destes projetos ainda continuarão em processos de aperfeiçoamento para a apresentação no MIRANTE, uma grande feira de arte que acontecerá em agosto/2014, no Dragão.

 

As apresentações de alguns laboratórios contarão com a presença de profissionais das diversas áreas que participaram do projeto como tutores e consultores dos grupos de criação. Os músicos Arrigo Barnabé e Alexandre Kassin, por exemplo, farão shows especiais durante a Maloca Dragão. Os cineastas Karim Ainouz e Marcelo Gomes farão pré-estreias de seus últimos filmes, respectivamente “Praia do Futuro” e “O homem das multidões”. Artistas e pensadores das Artes Visuais, como Santiago Navarro e Marcelo Campos, acompanharão os trabalhos do Laboratório de Artes Visuais, enquanto profissionais de televisão estarão no 1º Pitching Aberto dos projetos das 5 séries de TV.

 

Os Programas de Formação Básica e Técnica participarão com espetáculos de dança e teatro, exposição de artes visuais e de projetos de games, realizados pelos alunos, além de mostras de vídeos. Mais informações no arquivo em anexo.

 

Programação Maloca do Dragão – O encontro de todas as tribos
(Programação gratuita sujeita à alteração e à lotação dos espaços)

 

Quarta, dia 30
17h às 20h Dragão das Crianças ? Passeio Lúdico ao Mundo Mágico dos Museus (museus)
18h às 19h Dragão das Crianças ? Cortejo de Malabares (vários espaços)
18h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Apresentação teatral ?Urgências?, com alunos dos cursos básicos de Artes Cênicas. Local: Porto Iracema (cena 1 – sala de teatro; cena 2 – sala de dança; cena 3 – pátio da escola). Direção: Sidney Souto. Cenografia: Fernando Silva, Gabriel Mota, Jersey Oliveira e Pedro Pinheiro. Atores: Adonai Elias, Angélica Nunes, Daniel Alex, Edineudo Sampaio, Erich Cardonha, Iure Góes, John White, Justino Almeida, Leir Pontes, Lukas Nóbrega, Maira Puig, Mikaelly Damasceno, Rafael Nogueira, Rafael Vasconcelos, Raul Ferreira, Tom Martins, Tonny Greg, Victor Abreu, Vitória Mota e William Axel.
18h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Visita guiada da Mostra do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes
19h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Abertura da exposição do Lab. de Artes Visuais, com trabalhos de Diego de Santos e Marcelo Campos (?Lar é onde ele está?), Claudia Sampaio e Marcio Harum (?A casa enquanto vida?), Lara Vasconcelos e Santiago Navarro (?Uma mostra sem qualidades?), e Marina de Botas e Clarissa Diniz (?És mãe gentil?) (Museu de Arte Contemporânea)
21h Cia As Palavras – Cláudio Bernardo, espetáculo “Usdum” (Teatro Dragão do Mar)                 
21h Artur Menezes, com show ?#2? (Praça Almirante Saldanha)          22h Tributo a Belchior ? com Laya Lopes, Jonnata Doll, Nayra Costa, Verónica Valenttino, Zé Maria Bel e Karina Buhr [direção musical: Mimi Rocha] (Praça Verde)
23h40 Cidadão Instigado interpreta “The Dark Side of The Moon” (Praça Verde)
23h Fertinha (Tenda)   
00h Descendentes da Índia Piaba (Tenda)
01h + Fertinha (Tenda)

 

Quinta, dia 1
15h Grupo Bricoleiros, com espetáculo “Criaturas de Papel” (Teatro Dragão do Mar)
16h às 20h Dragão das Crianças ? Brincando e Pintando no Dragão (Arena Dragão do Mar)
16h Contação de Histórias: “Contos que encantam”, com Paula Yemanjá (Teatro Dragão do Mar)
16h30 Grupo N Infinito, com espetáculo “Mistura – A dança das coisas” (Teatro Dragão do Mar)
17h, 18h e 19h Dragão das Crianças ? Oficina de Instrumentos Recicláveis, com Dione Morais (Arena Dragão do Mar)
17h às 20h Dragão das Crianças ? Passeio Lúdico ao Mundo Mágico dos Museus (museus)
18h Expressões Humanas, com espetáculo “Os Cactos” (Teatro Dragão do Mar)
18h Kazane Blues (Praça Almirante Saldanha)     
18h Irmãos Aniceto e filhos (Espaço Rogaciano Leite Filho)
19h Maracatu Vozes da África (Espaço Rogaciano Leite Filho)
19h Rodger 70 anos [direção musical: Mimi Rocha] (Anfiteatro)
19h30 Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Abertura da exposição Fotografias de um Percurso Formativo?, com a produção dos alunos que concluíram o Percurso Formativo em Processos Fotográficos do Porto Iracema. Período de exibição: 1 a 9 de maio, das 9h às 21h.
Local: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes
20h DJ Flip e show do Rapper Nego Gallo (Arena Dragão do Mar)
20h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Outro Grupo de Teatro, com o espetáculo ?Caio e Léo? (Estúdio Audiovisual do Porto Iracema)
20h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Marco Leonel Fukuda apresenta o show ?Jornada de Violão e Viola? (Teatro Dragão do Mar)  20h Daniel Groove, com show ?Giramundo? (Praça Almirante Saldanha)
20h Calé Alencar, com show “Ao Vivo e A Cores” (Espaço Rogaciano Leite Filho)
21h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Jonnata Doll & Os Garotos Solventes com o show “O mundo contra nós”, marcando o lançamento do 1º disco da banda (Anfiteatro)
21h20 Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Grupo EmFoco de Teatro com a performance ?PriceWorld ou Sociedade a Preço de Banana? (ônibus itinerante saindo do Porto Iracema das Artes)
22h Banda Renegados (Praça Almirante Saldanha)
22h Luxo da Aldeia (Praça Verde)  
23h Eliane, a Rainha do Forró (Praça Verde)
23h DJ Fran Viana (Tenda) 
00h Daniel Peixoto+Nayra Costa, com show ?Shine Tour? (Tenda)
01h + DJ Fran Viana (Tenda)

 

Sexta, dia 2
10h às 18h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Apresentação pública (Pitching) dos projetos das 05 séries de televisão do Laboratório de Audiovisual para TV, com os trabalhos de Arthur Leite (“Caminho de Volta”), Samuel Brasileiro (?Os Herdeiros”), Diego Hoefel (“Cidade Submersa”), Janaína Marques (“Fortaleza Paraíso”) e Rafael Martins (Grupos Bagaceira e Alumbramento/”Inferninho”).Convidados: Carla Esmeralda (Rio Content Market), Regina Gambini (TV SESC), Mario Diamante (Canal Bandeirantes), Eliane Ferreira (Produtora Muiraquitã), Joana Mariani (Produtora Primo) e João Vieira Jr. (REC Prod Associados). (Auditório Escola Porto Iracema)
15h Dragão das Crianças – Cia Cearense de Molecagem, com espetáculo “O Patinho Feio” (Teatro Dragão do Mar)
16h Contação de histórias – “Mar de Palavras, Dragão de Histórias”, de Josy Correia, da Cia Catirina (Arena Dragão do Mar)
15h às 17h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Ensaio Aberto do show ?Clara Crocodilo”, com o músico Arrigo Barnabé  (para 15 pessoas mediante inscrição no site do Porto Iracema) (Praça Almirante Saldanha)
16h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Performance teatral ? ?PERCURSOS. Do amor. Da solidão. Dos eus? – uma experienci(AÇÃO) cênica emocional pelas dependências do Dragão do Mar. Ponto de saída: pátio da Escola Porto Iracema (Dragão do Mar). Atores: Adonai Elias, Angélica Nunes, Edineudo Sampaio, Iure Góes, Justino Almeida, Lídia dos Anjos, Lukas Nóbrega, Mikaelly Damasceno, Mirelle Freitas, Priscila Ribeiro, Raul Ferreira, Victor Abreu, Vitória Mota.
16h30 Cia dos Pés Grandes, com espetáculo “Terreno Baldio” (Teatro Dragão do Mar)
17h às 19h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Ensaio Aberto do show ?Clara Crocodilo”, com o músico Arrigo Barnabé (para 15 pessoas mediante inscrição no site do Porto Iracema) (Praça Almirante Saldanha)
17h às 20h Dragão das Crianças ? Passeio Lúdico ao Mundo Mágico dos Museus (museus)
17h Dragão das Crianças ? Roda de Capoeira, grupo de Capoeira Renovo (Espaço Patativa)
18h Moacir Bedê, com show ?Trio? (Anfiteatro)
18h Cia Catirina, com espetáculo “As Catirinas” (Espaço Rogaciano Leite Filho)
18h LA Danças Urbanas ? Rêve (Teatro Dragão do Mar)
19h Coco do Iguape (Espaço Rogaciano Leite Filho)
19h Show Década de 80 – Mona Gadelha, Lúcio Ricardo, Chico Pio, Régis e Rogério e Aparecida Silvino / Direção musical: Mimi Rocha (Anfiteatro)
19h30 Grupo Bagaceira de Teatro, com espetáculo “Lesados” (Teatro Dragão do Mar)
19h30 Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Exposição Percursos Fotográficos com a produção dos alunos que concluíram o Percurso Formativo em Processos Fotográficos do Porto Iracema. Período de exibição: 2 a 30 de maio, das 9h às 21h (Pátio do Porto Iracema das Artes)
19h30 Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Mesa-debate sobre “O papel das séries de televisão para o audiovisual brasileiro” (com a presença de convidados de produção e canais de televisão). Convidados: Carla Esmeralda (Rio Content Market), Regina Gambini (TV SESC), Mario Diamante (Canal Bandeirantes), Eliane Ferreira (Produtora Muiraquitã), Joana Mariani (Produtora Primo) e João Vieira Jr. (REC Prod Associados). (Auditório da Escola Porto Iracema)
20h Hip hop e rap – DJ William e show Felipe Rima (Arena Dragão do Mar)
20h Soledad Brandão, com show “As Nuvens Serão um Colar de Margaridas” (Praça Almirante Saldanha)
20h Fulô da Aurora, com show ?Querendo Tem? (Espaço Rogaciano Leite Filho)
21h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Carlos Hardy & O Circo dos Littles com o show “O Preço do Sucesso” (Anfiteatro)
21h Cia Paracuru, com espetáculo “Parabach” (Teatro Dragão do Mar)
21h Oscar Arruda (Tenda)
22h Laya recanta Gal Fatal (Praça Almirante Saldanha)
22h30 Coletivo Artístico As Travestidas (Teatro Dragão do Mar)
22h Pantico Rocha, com show “Nem Samba, Nem Sandra, Nem Mar” (Praça Verde)
23h Otto ? Canta, Canta, Minha Gente (Praça Verde)
23h Farra na Casa Alheia (Tenda)
00h Verónica Decide Morrer (Tenda)
01h + Farra na Casa Alheia (Tenda)

 

Sábado, dia 3
15h Vila das Artes, com espetáculo “Alegria, Alegria!” (Teatro Dragão do Mar)
16h às 20h Dragão das Crianças ? Brincando e Pintando no Dragão (Arena Dragão do Mar)
17h Dragão das Crianças ? Dança de Rua (Espaço Patativa)
17h, 18h e 19h Dragão das Crianças ? Oficina de Fantoche, com Calu Maravilha (Arena Dragão do Mar)
17h às 20h Dragão das Crianças ? Passeio lúdico ao Mundo Mágico dos Museus (museus)
17h30 “A cadeirinha e eu”, de Silvia Moura (Teatro Dragão do Mar)
18h Cia Vatá, com espetáculo “Bagaceira, Cana e Engenho” (Espaço Rogaciano Leite Filho)
18h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Show Beto Villares (Praça Almirante Saldanha)
19h Afoxé Acabaca (Espaço Rogaciano Leite Filho)
19h Show Década de 90 – Paulo Façanha, Humberto Pinho, Isaac Cândido, David Duarte, Marcus Caffé / Direção musical: Mimi Rocha (Anfiteatro)
19h Sessões especiais do Planetário ? The Beatles Revival. Retirada das entradas gratuitas na bilheteria do Planetário meia hora antes das sessões. 70 vagas por sessão. (Planetário)
20h Sessões especiais do Planetário ? The Beatles Revival. Retirada das entradas gratuitas na bilheteria do Planetário meia hora antes das sessões. 70 vagas por sessão. (Planetário)
20h Hip Hop e rap – Encontro de Bboys Planeta Hip Hop e Edu grafitando ao vivo em painel (Arena Dragão do Mar)
20h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Espetáculo teatral “Sólito”, da Scenogramas Cia. Cênica (Teatro Dragão do Mar)
20h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Show Clara Crocodilo, de Arrigo Barnabé (Praça Almirante Saldanha)
21h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Lorena Nunes apresenta o show “Ouvi Dizer que lá faz Sol” (Anfiteatro)
21h Vidança, com espetáculo “A Dança dos Girassóis” (Teatro Dragão do Mar)
21h Caio Castelo, com show ?Silêncio em Movimento? (Tenda)
22h Selvagens à Procura de Lei (Praça Almirante Saldanha)
22h Andread Jó (Praça Verde)
23h Céu interpreta Catch a Fire (Praça Verde)
23h DJ Fill + Lobão, com show Quattuor (Tenda)
00h Don L (Tenda)
01h + DJ Fill + Lobão, com show Quattuor (Tenda)

 

Domingo, dia 4
15h Contação de histórias, com Josy Correia, da Cia Catirina (Teatro Dragão do Mar)
16h às 20h Dragão das Crianças ? Brincando e Pintando no Dragão (Arena Dragão do Mar)
17h às 20h Dragão das Crianças ? Passeio Lúdico ao Mundo Mágico dos Museus (museus)
17h Dragão das Crianças ? Teatro de Animação Circo Alegria, com grupo Garajal (Arena Dragão do Mar)
18h Heriberto Porto e Tiago Almeida, com show ?Tudo Vem? (Teatro)
18h Ricardo Guilherme, com espetáculo ?Ramadança? (Teatro Dragão do Mar)
18h Mestre Zé Pio, com show ?Boi Ceará? (Espaço Rogaciano Leite Filho)           
19h “Graça”, de Graça Martins, com direção de Andréa Bardawil (Teatro Dragão do Mar)
19h Capoeira Água de Beber, com show ?Orquestra de Berimbaus e Maculelê?  (Espaço Rogaciano Leite Filho)
19h Chácomdega + Vitor Colares + Rodrigo Colares (Anfiteatro)
19h45 Lídia Maria, com show ?Alma Leve? (Praça Almirante Saldanha)
20h Edisca, com espetáculo ?Duas Estações? (Praça Verde)
20h Poppin & Lockin, com o grupo Ritmo Soulto, e show de Erivan Produtos do Morro (Arena Dragão do Mar)
20h Ivan Timbó, com show ?Um dos…? (Tenda)
20h30 Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? A banda Banana Scrait estreia o show “Jangada Electra” (Anfiteatro)
21h Coral da UFC apresenta musical ?Menino? (Teatro Dragão do Mar)
21h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Espetáculo teatral ?Ros & Guil estão mortos?, última obra que compõe a trilogia Hamlet, do Coletivo Soul (Estúdio Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes)
21h30 Mostra Especial do Porto Iracema das Artes ? Show Alexandre Kassin (Praça Almirante Saldanha)
22h Os Transacionais Convidam (Praça Verde)
23h Dona Onete, com show ?Feitiço Caboclo? (Praça Verde)
23h DJ Famoso e Dj Famosa (Tenda)

* Programação sujeita a alterações

 

Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco apresenta Semana do Cinema Brasileiro na Maloca Dragão

 

Ingressos
R$ 12 (inteira), R$ 6 (meia). Opções de compra: Bilheteria do Cinema do Dragão e Site Ingresso.com

 

Filmes e Sessões

 

ABERTURA: PRAIA DO FUTURO (2014)
Direção: Karim Ainouz // 106 minutos // 14 anos // DCP 2K // Som 5.1
Distribuidora: Califórnia Filmes
Sinopse: Praia do Futuro, Ceará. Donato (Wagner Moura) trabalha como salva-vidas. Seu irmão caçula, Ayrton (Jesuita Barbosa), tem grande admiração por ele, devido à coragem demonstrada ao se atirar no mar para resgatar desconhecidos. Um deles é Konrad (Clemens Schick), um alemão de olhos azuis que muda por completo a vida de Donato após ser salvo por ele. É quando Ayrton, querendo reencontrar o irmão, parte em sua busca na fria Berlim.
30/04, 19h.
Nota importante: Um lote limitado de ingressos será disponibilizado na bilheteria, três horas antes da sessão.

 

FILMES INÉDITOS DE EDUARDO COUTINHO: SOBREVIVENTES DA GALILEIA E A FAMÍLIA DE ELIZABETH TEIXEIRA (2014)
Direção: Eduardo Coutinho // 90 minutos // 16 anos // HD // Som 5.1
Distribuidora: Instituto Moreira Salles e Videofilmes
Sinopse: Ambos os filmes baseiam-se no retorno de Coutinho a Sapé (Paraíba) e Galileia (Pernambuco), locações originais de Cabra marcado para morrer, onde ele reencontra Elizabeth Teixeira e seus filhos e camponeses que participaram das filmagens em 1964 e no início dos anos 1980.
01/05, 14h30.

 

HOMENAGEM ESPECIAL: JOSÉ WILKER
SESSÃO CACHAÇA CINEMA CLUBE – BYE BYE BRASIL (1980)
Direção: Carlos Diegues // 105 minutos // 16 anos // 35mm // Som 2.1
Distribuidora: LC Barreto
Sinopse: Salomé (Betty Faria), Lorde Cigano (José Wilker) e Andorinha sao tres artistas ambulantes que cruzam o Nordeste do Brasil com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para camponeses, cortadores de cana, indios etc., sempre fugindo da concorrencia da televisao. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço (Fabio Junior) e sua mulher Dasdô (Zaira Zambelli), com os quais a Caravana Rolidei atravessa a Amazônia até chegar a Brasília, vivendo diversas aventuras pelas estradas do país. Exibição em 35mm ? cópia do Arquivo Nacional.
02/05, 19h30. // Reprise: 04/05, 17h.

 

SOBRE O CACHAÇA CINEMA CLUBE
Em seu 12º ano de atividade, é uma das principais vitrines de lançamentos e sessões especiais no Rio de Janeiro. As exibições ocorrem no tradicional Cine Odeon Petrobras, na Cinelândia. Após a sessão do dia 02 (sexta), haverá a tradicional degustação de cachaça já incluída no valor do ingresso.

 

LANÇAMENTOS CEARENSES – CURTAS: Jacklegal, Tenho um Dragão Que Mora Comigo e Pequenos Corações Destroçados.
04/05, 15h. (+ Conversa com os realizadores)
Tenho um Dragão que Mora Comigo
Direção: Wislan Esmeraldo // 17 minutos // 16 anos
Sinopse: Quando ele chega, a casa inteira fica impregnada de seu perfume. Exibido no Panorama da Mostra Tiradentes 2014.
Pequenos Corações Destroçados
Direção: Maurício Macêdo // 14 minutos // 16 anos
Sinopse: Num vilarejo no interior do Ceará, Miriam, enfrenta o fim do seu primeiro relacionamento. Consumida pela culpa, a garota encontra num afazer doméstico uma forma de expurgar sua dor. Primeira exibição.
Jacklegal
Direção: Wanessa Malta // 26 minutos // 16 anos
Sinopse: Três garotos da periferia tem como prática comum sair andando de suas casas para ver o pôr-do-sol em um dos pontos turisticos de Fortaleza.
Enquanto fazem o trajeto já conhecido, passam por diversas aventuras! Eles tem entre 16 e 18 anos, são fãs de rock e acreditam que o pensamento positivo consegue materializar bons acontecimentos! Uma história de jovens para jovens! Primeira exibição.

 

OS DIAS COM ELE (2013)
Direção: Maria Clara Escobar // 107 minutos // 14 anos // DCP 2K // Som 5.1
Distribuidora: Vitrine Filmes
Sinopse: Maria Clara mergulha no passado quase desconhecido de seu pai, Carlos Henrique Escobar. As descobertas e frustrações de acessar a memória de um homem e de um período da história brasileira cheio de lacunas. Ele, um intelectual preso e torturado durante a ditadura militar, não fala sobre isso desde aquele tempo.
03/05, 16h30 (+ Conversa com a realizadora) // Reprise: 06/05, 15h.

 

O LOBO ATRÁS DA PORTA (2014)
Direção: Fernando Coimbra // 101 minutos // 14 anos // DCP 2K // Som 5.1
Distribuidora: Imagem Filmes
Sinopse: Uma criança é raptada. Na delegacia, Sylvia e Bernardo, pais da vítima, e Rosa, a principal suspeita e amante de Bernardo, prestam depoimentos contraditórios que nos levarão aos recantos mais obscuros dos desejos, mentiras, carências e perversidades do relacionamento desses três personagens. Com Leandra Leal e Milhem Cortaz.
03/05, 19h30 (+ Conversa com o realizador) // Reprise: 06/05, 19h.

 

O HOMEM DAS MULTIDÕES (2013)
Direção: Cao Guimarães e Marcelo Gomes // 100 minutos // 14 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: Juvenal é um maquinista de metrô em Belo Horizonte, Margô controla o fluxo dos trens. Ambos vivem em um estado de profunda solidão ? cada um à sua maneira. Esse filme é uma reflexão sobre diferentes formas de solidão e amizade no universo urbano brasileiro.
04/05, 19h. (+ Conversa com os realizadores) // Reprise: 06/05, 17h.

 

A VIZINHANÇA DO TIGRE (2014)
Direção: Affonso Uchoa // 95 minutos // 18 anos // HD // Som 5.1
Sinopse: Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem. Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias. Prêmio de melhor filme na Mostra Tiradentes 2014.
03/05, 14h30. // Reprise: 07/05, 18h30.

 

BRANCO SAI PRETO FICA (2014)
Direção: Adirley Queiroz // 90 minutos // 10 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: Um baile Black. Tiros e repressão. Uma geração amputada. Prêmio especial do júri na Mostra Tiradentes 2014.
01/05, 16h30. // Reprise: 02/05, 14h30.

 

A MULHER QUE AMOU O VENTO (2014)
Direção: Ana Moravi // 70 minutos // 16 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: – Amo você!, diz o vento a tudo que ele toca. – Amo você e você é parte de mim. Com Thais Dahas e Dellani Lima.
02/05, 16h30. (+ Conversa com a realizadora)  // Reprise: 07/05, 15h.

 

UMA PASSAGEM PARA MÁRIO (2013)
Direção: Eric Laurence // 77 minutos // 16 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: Um filme sobre amizade e superação da morte. Uma reflexão sobre as jornadas e os ciclos da vida através de uma viagem que parte de Recife, no Brasil, atravessa a Bolívia, até chegar no deserto do Atacama, Chile.
01/05, 19h30. (+ Conversa com o realizador) // Reprise: 07/05, 17h.

 

INGRESSOS

 * A programação da Maloca Dragão é toda gratuita, excetuando-se a programação do Cinema do Dragão-Fundação.
* Os ingressos para o Cinema do Dragão custam R$ 12 e R$ 6 (meia).
* Somente para as atrações da Praça Verde, do Anfiteatro e do Teatro Dragão do Mar, será necessário retirar ingressos nas bilheterias do Dragão. Este é o meio de controle necessário para respeitar a capacidade de lotação de cada espaço e garantir a segurança de todos no evento.
* O lote de ingressos, portanto, está sujeito à capacidade de cada espaço.
* A cada dia, serão disponibilizados, nas bilheterias do Dragão, os ingressos das respectivas atrações do dia.
* As bilheterias abrem às 12h, todos os dias.
* Será permitida apenas a retirada de DOIS ingressos por pessoa para cada atração.
* Para retirar o ingresso, é necessário apresentar identidade ou qualquer outro documento oficial com foto.
* Uma mesma identidade/pessoa pode retirar um par de ingressos para cada atração específica de um mesmo dia.
* Os shows de cada dia na Praça Verde se configuram como UMA só atração.

 

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

Praça Verde: 18 anos.
Tenda: 18 anos.
Anfiteatro: 12 anos.
Teatro: Confira a classificação etária para cada espetáculo em breve.
Demais espaços: têm acesso livre.
* Não será permitida ? mesmo acompanhado dos pais e/ou responsáveis legais ? a entrada de menores que a classificação etária estabelecida para cada atração ou espaço.
* Menores de 18 anos só podem ter acesso às atrações com classificação etária se acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais (ambos portando documentos de identificação) ou com autorização por escrito dos pais e/ou responsáveis legais.

 

SERVIÇO:
Maloca Dragão – Programação Especial de 15 anos do Dragão do Mar
Quando: 30 de abril a 4 de maio, em diversos horários
Onde: Museu de Arte Contemporânea (MAC), Anfiteatro do Dragão do Mar, Estúdio Audiovisual do Porto Iracema, Teatro Dragão do Mar, Praça Almirante Saldanha e Auditório da Escola Porto Iracema das Artes.
Entrada gratuita
Mais informações: (85) 3488.8600
www.dragaodomar.org.br
www.facebook.com.br/dragaodomar
@_dragaodomar

 

29.04.2014

Assessoria de Comunicação do Dragão do Mar

Luciana Vasconcelos / Luar Brandão (imprensa@dragaodomar.org.br / 85 3488.8617 – 8733.8829)