Cagece realiza Assembleia Geral Ordinária de constituição da Rede Sisar

5 de maio de 2014 - 13:43

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realiza, nesta   terça-feira, 6 de maio, em sua sede, em Fortaleza, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de constituição da Rede Sisar. O evento tem como objetivo a constituição da Rede como confederação de associações, para posteriormente solicitar ao Governo do Estado, qualificação como Organização Social (OS).

 

A ideia da Rede Sisar é fortalecer o saneamento rural por meio da captação de recursos para incrementar o acesso à água potável em comunidades de pequeno porte, capacitar o corpo técnico dos Sisars e as associações de usuários.

 

A Rede Sisar dará continuidade ao modelo Sisar no Estado do Ceará. Os Sisars beneficiam pequenas comunidades e têm por objetivo garantir, em longo prazo, o desenvolvimento e manutenção dos sistemas de água implantados pelos diversos programas governamentais de forma autossustentável. Cada um desses Sisar constitui uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins econômicos, formadas pelas associações comunitárias, que representam as populações atendidas, com a participação e orientação da Cagece.

 

Na ocasião da AGO, ocorrerá a eleição de um membro (efetivo e suplente) dos associados (SISAR) para compor o Conselho de Administração e eleição de dois representantes para compor a Diretoria Provisória. No evento a Diretoria Provisória eleita será empossada, até que se estabeleça a qualificação como Organização Social.

 

Atualmente, existe um SISAR para cada uma das oito bacias hidrográficas do Ceará. O modelo de gestão começou a ser implantado no Ceará em 1996, inicialmente na Bacia do Acaraú e Coreaú, com sede em Sobral.   

 

O SISAR já é referência nacional em gestão do saneamento rural, tendo sido modelo para outras experiências no semiárido brasileiro e em outros países. Vale ressaltar que o projeto já recebeu comitivas internacionais com especialistas da área de saneamento básico.

 

05.05.2014

 

Assessoria de Comunicação da Cagece
Sabrina Lemos