Governo do Estado lança Edital para implantação de Centros de Educação Infantil

6 de maio de 2014

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), lança Edital de Chamada para Seleção de municípios cearenses interessados em concorrer a recursos financeiros destinados à implantação de Centros de Educação Infantil (CEI). As inscrições prosseguem até 16 de maio de 2014, no horário de 8 horas às 12 horas e de 13 horas às 17 horas, na Seduc, Coordenação Administrativa/Unidade de Gerenciamento de Projetos – UGP, localizada no Centro Administrativo  Governador Virgílio Távora, Avenida General Afonso Albuquerque Lima,  s/n, 2º andar, bloco A – no bairro Cambeba. Veja o edital no site www.seduc.ce.gov.br

 

A ação faz parte do Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil que tem por objetivo a prestação de cooperação técnica e financeira do Estado aos Municípios, para construir e equipar Centros  de Educação Infantil. O Programa conta com um investimento total de R$ 120 milhões, oriundos do Tesouro Estadual. Serão 96 Centros. Desse número, já está conveniada a construção de 42 unidades. Os outros 54 estão no edital divulgado nesse momento. Cada um terá capacidade para 208 estudantes e valor médio de R$ 1,3 milhão.

 

Publicado no Diário Oficial do dia 02/05/2014, o edital apresenta os 184 municípios cearenses agrupados, segundo o critério do número de mulheres trabalhadoras da indústria de transformação e extrativa, e tem como base as informações constantes do RAIS – Relatório Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego, de 2013. A cada grupo foi designada uma quantidade total máxima de Centros. Os municípios do Grupo I poderão concorrer a até 32 CEIs, enquanto que os dos Grupos II e III terão seis unidades. Fortaleza é o único município do Grupo Especial. No  caso, 10 CEIs estão disponíveis para a Capital cearense.

 

A iniciativa integra as políticas de cooperação do Estado com os Municípios, onde a alfabetização de todos os alunos é colocada como prioridade. Para isso, o governo estadual disponibiliza recursos financeiros e propicia ações pedagógicas destinadas à melhoria do atendimento às crianças, matriculadas na rede pública dos municípios cearenses.

 

06.05.2014

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)