Ceará tem nível de transparência alto nas informações sobre a Copa do Mundo

26 de maio de 2014

Pelo segundo ano consecutivo, o Estado do Ceará atingiu um nível “alto” de transparência na apuração dos Indicadores de Transparência dos governos dos estados que receberão os jogos da Copa 2014. A pesquisa, que é realizada pelo Instituto Ethos de Responsabilidade Social, avalia a quantidade e a qualidade das informações prestadas pelos governos dos Estados que sediarão as partidas do Mundial de Futebol. Em relação à avaliação anterior, o Estado aumentou sua pontuação de 65,22 para 68,55 pontos.
 
A nota do índice é composta por 90 perguntas e embasada no conjunto de leis que avaliam o nível de transparência em duas dimensões: “Informação” e “Participação”. Na primeira parte, são avaliados tanto o conteúdo relevante disponibilizado ao cidadão como a qualidade dos canais de comunicação usados para difundir essas informações, tais como os portais de internet, telefones e o serviço de informação ao cidadão. No quesito Participação, são analisados a realização de audiências públicas e o funcionamento das ouvidorias.

Dos onze Estados analisados, o Ceará obteve a segunda melhor pontuação nos indicadores de transparência, figurando em segundo lugar, com 68,55 pontos,  e com um nível “alto” de transparência.
 
Para a Secretária de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Silvia Correia, o resultado obtido pelo Ceará reflete o reconhecimento pela prática da transparência e do fomento a participação da população no controle social que vem sendo adotada desde 2007 pelo Governo do Estado.
 
Comparativo
Em relação à pesquisa anterior, o Estado do Ceará alcançou melhor pontuação em 16 quesitos. Nos aspectos referentes ao Conteúdo Geral, o Ceará aumentou sua pontuação na apresentação das informações disponibilizadas de cada compra, contrato e das obras referentes à Copa 2014 no Portal da Transparência do Estado.

Nos Canais de Informação, o destaque é para as perguntas e respostas mais frequentes, em relação ao Mundial, disponibilizadas ao cidadão no sítio institucional da Secretaria Especial da Copa (Secopa). Já nos Canais de Participação, a pontuação cresceu com a divulgação dos relatórios mensais de Ouvidoria com os resultados das demandas apresentadas à Ouvidoria.
 
 
 
Serviço:
Portal da Transparência do Governo do Estado: www.transparencia.ce.gov.br
Canais de atendimento da Ouvidoria:
155 (telefone gratuito)
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26.05.2014

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