Ceará é zona livre internacional de febre aftosa com vacinação

29 de maio de 2014 - 16:40

O Ceará foi reconhecido como zona livre internacional de febre aftosa com vacinação. O reconhecimento aconteceu nesta quinta-feira (29), durante a Assembleia Internacional de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris. Além do Ceará, também receberam o reconhecimento os outros Estados do Nordeste, exceto a Bahia, e o Norte do Estado do Pará.

 

Em fevereiro passado, o Ceará recebeu a visita de fiscais OIE, que avaliaram as ações que o Estado está desenvolvendo no que diz respeito aos programas de sanidade animal executadas pela Adagri. “Cumprimos as exigências do Ministério da Agricultura e da OIE e, por isso, conquistamos o status de Zona Livre Internacional”, afirmou o presidente da Agência, Augusto Júnior.

 

O secretário Nelson Martins destaca que o reconhecimento do Ceará como zona livre internacional de febre aftosa “representa a coroação de um trabalho árduo do Estado com importantes parceiros, como os produtores rurais, os movimentos sociais, a Ematerce e a imprensa, que divulga as campanhas de vacinação do rebanho”. Nelson Martins informa, porém, que o Estado precisa manter os índices de vacinação. A campanha prossegue até o próximo sábado e a meta é superar os 95% de animais vacinados e imunizar mais de 80% das propriedades.

 

O secretário Nelson Martins afirma ainda que com o reconhecimento internacional, “todo o mundo vai conhecer o potencial da pecuária cearense, já que o Ceará terá condições de exportar a carne e os produtos bovinos, abrindo as nossas fronteiras, o que vai representar mais desenvolvimento para a nossa zona rural, por isso, vamos continuar vacinando o nosso rebanho”.

 

29.05.2014

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho – (85) 3101.8022 | 3101.8023
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Amanda Sobreira – (85) 3101.8029
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br

Mariana Galvão – estagiária de Jornalismo
mariana.galvao@sda.ce.gov.br

Twitter: @ImprensaSDA