Cagece participa de Encontro de Gestão Comunitária de Água na Costa Rica

8 de setembro de 2014 - 18:00

A Cagece participará, a convite da Fundação AVINA, do V Encontro Latino Americano de Gestão Comunitária de Água, a realizar-se durante o período de 9 a 11 de setembro, em San Carlos, na Costa Rica. No evento, a Companhia apresentará a experiência do Modelo de Gestão Sisar. O objetivo do evento é promover na América Latina um espaço para a efetiva institucionalização da gestão comunitária da água, através do reconhecimento, da formalização, da associatividade, da capacidade e da sustentabilidade das Organizações Comunitárias de Serviços de Água e Saneamento (OCSAS), em diferentes países latino-americanos. A Fundação AVINA é reconhecida por promover a convergência e sinergia das iniciativas continentais trabalhadas no Brasil.

 

Com uma proposta técnico-social, o Sisar começou a ser implantado no Ceará em 1996, nas Bacias de Acaraú e Coreaú. O modelo de gestão tem como premissa a implantação de tecnologias simples e o fornecimento de orientações em todas as fases do processo de serviços básicos de água (diagnóstico, concessão, implementação e validação), acessíveis à realidade das comunidades locais, para gerenciamento dos projetos pela população-alvo. Atualmente, existem oito unidades do Sisar, uma em cada bacia hidrográfica do Estado.

 

O evento terá a participação de cerca de 500 pessoas, de diferentes partes da América Latina. Durante o encontro, será realizada, também, uma feira de tecnologia, com o objetivo de incentivar a interação entre OCSAS e as tecnologias existentes, permitindo que mais famílias latino-americanas tenham acesso à água potável e saneamento.

 

SERVIÇO

 

V Encontro Latino Americano de Gestão Comunitária de Agua

Site do evento – http://www.aguanuestra.org/acercade.aspx?men_id=2

Data: de 9 a 11/09/2014

Local: Centro de Transferencia Tecnológica y Educación Continua (CTEC) – San Carlos/Alajuela

 

08.09.2014

 

Assessoria de Comunicação e Relacionamentos da Cagece

Sabrina Lemos – 3101 1826 /  3101 1828/ 8878 8932