Sistema Integrado de Saneamento Rural será apresentado em Encontro Latino-Americano

7 de novembro de 2014

A partir desta segunda-feira (10) até quinta-feira (13), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) participa do VII Seminário Nacional e II Encontro Latino-Americano de Saneamento Rural, que ocorrerão em Vitória, no Espírito Santo. O gerente da Gerência de Saneamento Rural (Gesar), Hélder Cortez e outros quatro colaboradores da gerência, apresentarão os números do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), nos eventos, que têm por objetivo incentivar o intercâmbio de experiências em tecnologias e gestão realizadas em comunidades rurais de pequeno porte.

 

A participação da Companhia será durante os dias 11 e 12 nos painéis “Modelos de gestão em saneamento rural e seus resultados”, “Experiências na estruturação de gestão sustentável para comunidades rurais isoladas” e “A importância de indicadores no saneamento rural”.

 

As palestras referentes ao Sisar serão ministradas por Hélder Cortez e por equipe de técnicos. Esta será a segunda participação da Cagece, sendo a primeira ocorrida em 2012, quando participou do I Encontro Latino-Americano.

 

O evento, que será realizado no auditório da Federação Industrial de Espírito Santo (Findes), é organizado pela Câmara Temática de Saneamento Rural e promovido em conjunto com a Abes-ES a cada dois anos. A expectativa de público é de 200 pessoas, entre gestores, representantes de entidades financeiras e outros atuantes do setor de saneamento.

 

Modelo de Gestão do Sisar

 

O Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) é uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos formada por associações comunitárias que representam as populações atendidas e conta com orientação da Cagece. A primeira unidade (com sede em Sobral) foi instalada na Bacia do Acaraú e Coreaú em 1996. Em 2001 foram instalados nas demais bacias hidrográficas do Estado, totalizando oito unidades de Sisar.

 

O modelo de gestão do Sisar é referência mundial. Este ano, delegações de quatro países visitaram a Cagece para conhecer o Sisar.

 

Atualmente, o Sisar está presente em 136 municípios, beneficiando 1091 localidades e 427.866 moradores.

 

07.11.2014

Assessoria de Comunicação e Relacionamentos da Cagece

Sabrina Lemos (85 3101.1826 / 3101.1828 / 8878.8932)