Cid Gomes inaugura adutora e anuncia obras rodoviárias para Potiretama

8 de novembro de 2014

“Não existe ninguém mais feliz do que eu neste dia, porque estou fazendo aquilo que mais gosto, que é entregar uma obra que é fundamental para a vida das pessoas. E água é um bem fundamental”. Palavras do governador Cid Gomes na manhã deste sábado (08), para a população de Potiretama, no Vale do Jaguaribe, durante a inauguração de uma adutora emergencial de montagem rápida, construída em 90 dias, com vazão de 40m³/h e com 22,04 km de extensão.

 

O sistema está contemplado dentro do Plano de Implantação de Adutoras de Montagem Rápida, coordenado pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e executado pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). O objetivo do Plano é construir mais de 647 km de adutoras com essas características.

 

Na ocasião, o Governador assumiu o compromisso de, ainda em sua gestão, renovar o asfalto da estrada que liga Potiretama ao trevo da BR. “O Camilo vai inaugurar esse trecho, mas eu já vou iniciar”, disse. “Eu ainda vou autorizar, num financiamento que estamos fazendo junto aos Estados Unidos, a estrada que liga aqui à fronteira com o Rio Grande do Norte”, concluiu Cid Gomes.

 

Com a adutora recém-inaugurada, os municípios de Potiretama, distante em 275 km da capital e os distritos adjacentes, como Catingueira, Barro Vermelho e Caatinga do Atanásio terão abastecimento d’água garantido nos próximos meses. São mais de 4 mil cearenses beneficiados. O investimento para o equipamento foi de R$ 4,6 milhões e obedeceu ao cronograma da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH).

 

dentro-0811A fonte de alimentação da adutora é o açude Figueiredo, localizado na Bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe, com volume acumulado de 15 milhões de metros cúbicos. A água será injetada diretamente na estação de tratamento da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em Potiretama, e assim, distribuído.

 


Adutoras de Montagem Rápida

 

As adutoras de montagem rápida ou de engate rápido das tubulações são consideradas um sistema eficaz no atendimento emergencial de abastecimento d’água. As tubulações não precisam estar submersas e são removíveis. O Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Integração, investiu cerca de R$ 200 milhões em adutoras desse tipo, beneficiando, além de Potiretama, os municípios de Acopiara, Canindé, Caridade, Crateús, Beberibe, Coreaú, Moraújo, Madalena, Pecém, Tauá, Meruoca, Campos Belos, Fortim, Pacujá, Graça, Parambu, Pindoretama, Potengi, Nova Russas, Caririaçu, Irauçuba, Alcântaras, Quiterianópolis e Maranguape.

 

Presentes na solenidade de inauguração o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque; o secretário da SRH, Rennys Frota; o presidente da Cogerh, Antônio Treze de Melo e os prefeitos de Iracema, Zé Juarez; Tabuleiro do Norte, Marcondes e Ererê, Nelson Martins.

 

08.11.2014

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil – 85 3466.4898

comunicacao@casacivil.ce.gov.br