Pesquisa sobre o mercado de trabalho para o negro será apresentada durante Seminário

17 de novembro de 2014 - 18:11

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/CE) e a Secretaria de Cultura (Secult), realiza nesta terça-feira, dia 18, o Seminário de Igualdade Racial no Mercado de Trabalho. No encontro, será apresentada a Pesquisa de Emprego e Desemprego – Boletim Especial População Negra.

 

No seminário, a coordenadora de Estudos e Pesquisa do Banco do Nordeste, Jacqueline Cambota, ministrará a palestra “Discriminação Salarial por Raça e Gênero no Mercado de Trabalho”, que trata de como o mercado de trabalho pode atuar enquanto gerador de desigualdades, remunerando de forma distinta trabalhadores com as mesmas características produtivas.

 

20 de Novembro

 

O Seminário de Igualdade Racial no Mercado de Trabalho acontece na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, escravo líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de Novembro de 1695.

 

O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, em 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.

 

O evento contará com a participação do titular da STDS, Josbertini Clementino, do superintendente da SRTE, Francisco Ibiapina, do coordenador do Ceppir, Ivaldo Paixão e do presidente do IDT, Gilvan Mendes e do coordenador de Estudos e Análise de Mercado do IDT, Erle Mesquita, que apresentará a pesquisa.

 

18.11.2014

Assessoria de Comunicação da STDS

Carlos Eugênio Saraiva Nogueira  (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2089 – 2099  – Cel: 8878.8510)

Twitter: www.twitter.com/stdsonline