Hospital Albert Sabin realiza palestra com a pediatra Ana Escobar

27 de novembro de 2014 - 14:40

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), por meio do Centro de Estudos e Pesquisa, realiza nesta quinta-feira (27), o encerramento do II Curso de Atualização em Pediatria e o XLVI Professor Visitante com a presença da médica Ana Escobar, pediatra conhecida nacionalmente por seus trabalhos em livros, coluna de revista e programa de televisão onde esclarece dúvidas aos pais de primeira viagem. A palestra iniciará às 08 horas, no Recanto dos Acompanhantes.

 

Referência em assistência terciária e reconhecido como instituição de ensino e pesquisa no Brasil, o Albert Sabin já formou 500 residentes e conta com programas que valorizam a formação e a qualificação dos profissionais do Hospital. A cada semestre, o Projeto Professor Visitante traz professores renomados de diferentes especialidades para discutir temas atuais e relevantes na área de saúde, como também a abordagem de casos clínicos com médicos, residentes, estudantes de Medicina e demais profissionais que atuam diretamente no tratamento de crianças e adolescentes. Em sua 46ª edição, o projeto traz a Dra. Ana Escobar que vai discutir sobre puericultura e lançar seu livro “Boas vindas, bebê” – volumes 1 e 2, em uma sessão de autógrafos no encerramento do evento.

 

Atualização em Pediatria

 

O Curso de Atualização em Pediatria é certificado pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA) e trata-se de mais uma oportunidade de capacitação e qualificação dos profissionais de saúde que atuam no Albert Sabin. A programação do curso é voltada para os profissionais médicos e residentes do Hospital e, neste ano, a formação contou com sete módulos de especialidades: Reumatologia, Nefrologia, Terapia Intensiva/ Emergência, Gastroenterologia, Pneumologia, Neurologia e Cardiologia, com carga horária total de 40 horas. Esta segunda edição formou 160 médicos.

 

Centro de Estudos e Pesquisa

 

O Centro de Estudos e Pesquisa do Hospital Infantil Albert Sabin foi fundado, no dia 12 de Janeiro de 1979, com o objetivo de consolidar e organizar a área de ensino do curso de pós-graduação em Medicina, ou seja, a Residência Médica em Pediatria, e aprofundar os conhecimentos dos profissionais de saúde. Dispõe de uma biblioteca, que disponibiliza revistas médicas especializadas e acesso à internet e ao Portal Capes. Além disso, conta com dois auditórios e salas de reunião. Dentre as atividades desenvolvidas pelo Centro de Estudos, destacam-se os cursos nas áreas de ensino e pesquisa, o Congresso de Pediatria do Hospital, o Programa de Educação Permanente, os projetos de extensão e de pesquisa e a produção de uma revista científica.

 

Horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 17h. Telefones: 3101-4283 e 3101-4112. E-mail: centrodeestudos@hias.ce.gov.br

 

Sobre Ana Escobar

 

É médica pediatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria da FMUSP. Coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social do Departamento de Pediatria FMUSP. Responsável por disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu strictu na Faculdade de Medicina da USP. Coordenadora de pesquisas sobre crescimento e desenvolvimento infantil e origens fetais das doenças do adulto. Com esta linha de pesquisa orientou teses de mestrado e doutorado na Faculdade de Medicina da USP. Coordenadora do Livro “Promoção da Saúde na Infância”, editora Manole e “Prática Pediátrica” e “Pediatria Geral” da editora Atheneu. Membro do Núcleo Ciência pela Infância em parceria com a Universidade de Harvard. Médica Consultora do Programa Bem-Estar da TV Globo, membro do Conselho Editorial e colunista da Revista Crescer – Ed. Globo e responsável pela coluna de saúde semanal no portal G1/ Globo. Diretora Técnica e responsável pelo conteúdo de saúde em todos os canais da “Dra. Ana Escobar” e “Dra. Ana Responde”, inclusive a Fanpage, que conta com mais de 1 milhão e quinhentos mil seguidores.

 

2711.2014

Assessoria de Comunicação do Hias

Helga Santos (imprensa@hias.ce.gov.br / 85 3256.1574)

Twitter: @albertsabince

Facebook: albertsabince