STDS forma mais 316 jovens em cinco municípios do interior cearense

4 de dezembro de 2014 - 12:00

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), segue com sua política de capacitação e forma mais 316 jovens através dos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades em Chorozinho, Horizonte, Fortim, Aracati e Itapipoca. Foram cinco turmas de assistente administrativo, uma de auxiliar administrativo, uma de agente operacional de vendas, uma de eletricidade básica, duas de costureiro, uma de cabeleireiro e uma de mecânica de motos, totalizando 12 capacitações com duração de 4 meses cada, e 268 horas/aula.

 

A certificação dos jovens a ingressar no mercado de trabalho formal começa nesta quinta-feira (04), às 09 horas, no município de Chorozinho; e às 10h30 a solenidade será no município de Horizonte. No município de Fortim, a solenidade de formatura acontece nesta sexta-feira (05), às 10 horas; e em Aracati às 17 horas. A formatura dos jovens em Itapipoca acontece no sábado (06), às 09 horas. Na ocasiões serão entregues kits instrumentais de trabalho aos formandos que obtiveram mais de 75% de frequência nas aulas e os melhores desempenhos durante o período de aprendizagem.

 

Homenagem

 

Ainda em Aracati, o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social Josbertini Clementino será homenageado e receberá medalha dos Correios pelos serviços prestados e pela promoção de geração de emprego e renda na Capital e Interior. Juntamente com o titular da pasta, serão homenageados o governador eleito Camilo Santana, Deputado André Figueiredo, e o Secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia.

 

Projeto Criando Oportunidades

 

O projeto tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Projeto Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma. Atende também jovens de 16 a 24 anos à procura do primeiro emprego; segmentos especiais: pessoas com deficiência, quilombolas, afro-descendentes, LGBTT, indígenas, apenados e egressos do sistema penal e de medidas socioeducativas.

 

Projeto Primeiro Passo

 

Tem como objetivo criar oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens de 16 a 24 anos, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando-os através do desenvolvimento de sua competência social e profissional. Atua em quatro linhas de ação, abrangendo todo o Estado do Ceará: Jovem Aprendiz, Jovem Estagiário, Estágio Remunerado e Jovem Bolsista.

 

Programação:

 

4 de dezembro

Chorozinho – 9h – Endereço: EACAD (Beco dos Crentes, Distrito Triângulo)
Horizonte – 10h30 – Endereço: Ass. Beneficente Luiza Lopes Cadelha (Rua Luiza Honorato, 315 – Mangueira)

 

5 de dezembro

Fortim – 10h – Endereço: NIT (Próx. à Secretaria de Ação Social)
Aracati – 17h – Endereço: Secretaria de Turismo (Rua Dragão do Mar, s/n – Próximo à Igreja Matriz)

 

6 de dezembro

Itapipoca – 9h – Endereço: Câmara Municipal de Itapipoca

 

04.12.2014

Assessoria de Comunicação da STDS

Carlos Eugênio Saraiva Nogueira (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2089 – 2099)

Twitter: www.twitter.com/stdsonline