Cegás fornece gás natural para centros comercias de Fortaleza

10 de dezembro de 2014

Três grandes Shoppings Centers de Fortaleza estão sendo abastecidos com gás natural fornecido pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás). São eles: North Shopping Jóquei, Shopping Parangaba e Shopping Riomar, inaugurado recentemente. O fornecimento de gás natural canalizado nestes centros comerciais, atende lojas como bares, pastelarias e restaurantes dos mais variados tipos – churrascaria, fast food, self service, de comida oriental, massas e grelhados. A Cegás é uma sociedade de economia mista vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra).

 

Dentre as vantagens oferecidas pelo uso do gás natural estão a economia de espaço e a segurança, pois como o fornecimento é contínuo e por meio de tubulações, torna-se desnecessário armazenar combustível inflamável, o que, consequentemente, reduz riscos. Outra vantagem do uso do insumo está no fato de ser uma fonte de energia limpa, com baixa emissão de poluentes e sem perdas residuais.

 

Conforme informou o engenheiro Edgard Bastos, gerente comercial da Companhia, tem sido cada vez maior a aceitação do uso do gás natural também em residências, especialmente reunidas em condomínios. Atualmente 5.855 apartamentos, distribuídos pelos bairros Meireles, Praia de Iracema, Mucuripe, Aldeota, Guararapes, Varjota, Fátima e Cocó utilizam o gás natural disponibilizado pela Companhia. Em residências o gás natural pode ser utilizado de diversas formas como aquecimento de água, sauna, climatização de ambiente, fornos, fogões, churrasqueiras e secadoras de roupas.

 

121 unidades industriais atendidas

 

Um total de 121 unidades industriais utilizam o gás natural disponibilizado pela Cegás em Fortaleza e na Região Metropolitana. A oferta para este segmento está hoje em 300 mil m³/dia. Na indústria, o gás natural pode ser usado como combustível para fornecimento de calor, como matéria-prima em vários setores: químicos, metalúrgico, plástico, cerâmico, farmacêutico, têxtil, na geração de eletricidade e projetos de co-geração. Seu uso na indústria proporciona benefícios significativos para o meio ambiente, além de diminuir o custo operacional com manutenção de máquinas, transporte e armazenamento de combustível. O gás natural também provoca a otimização do uso de matérias-primas e consequente melhora nos processos de produção; aumenta a segurança, a eficiência dos equipamentos e a qualidade do produto final.

 

A Cegás está construindo dois grandes gasodutos importantes para o desenvolvimento econômico do Estado. O primeiro, com 28 Km de extensão, interliga o Ponto de entrega de Aquiraz à rede de dutos da Companhia, na altura do Mucuripe, denominado Linha Tronco 2 e o segundo com 23 km de extensão, gasoduto estruturante do Complexo Industrial e Portuário do Pecém-CIPP, partindo da Siderúrgica Sulamericana – Silat, no Município de Caucaia, até o Ponto de Entrega do Pecém. O segmento comercial também tem registrado grande aceitação do uso do gás natural para suas atividades, tendo em vista a economia obtida devido ao fator custo/benefício e a praticidade no uso do insumo. A Cegás distribui atualmente para 184 clientes desse segmento com destaque para hospitais, hotéis, motéis, restaurantes, pizzarias, entre outros. O setor já consome 6.512 m³ de gás por dia.

 

Cegás

 

A Companhia de Gás do Ceará – Cegás (www.cegas.com.br) é a concessionária estadual de distribuição de gás natural canalizado no Estado do Ceará. Foi instituída pela Lei nº 12.010 de 05.10.92 tendo por objetivo a produção, aquisição, armazenamento, distribuição, comercialização de Gás Combustível e a prestação de serviços correlatos, os critérios econômicos de viabilização dos investimentos, o desenvolvimento econômico e social, os avanços técnicos e a integração do gás combustível à matriz energética do Estado do Ceará. Seu efetivo funcionamento ocorreu no início de 1994 com a assinatura do contrato de concessão com o Governo do Estado, para a exploração industrial, comercial, institucional dos serviços de gás canalizado no Estado do Ceará. Sua composição acionária é formada pelo Governo do Estado, Petrobras e Grupo Vicunha.

 

10.12.2014

Assessoria de Comunicação da Seinfra

Marco da Escóssia (85 3216.3765)